Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 11 de agosto

Na última segunda-feira (11/08), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 28ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 18 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:

Marcelo Afonso (PSD) comentou sobre as dificuldades que enfrenta para conseguir soluções diante de problemas envolvendo a falta de sinalização e iluminação nas marginais da Rodovia Marechal Rondon. Embora a concessionária que administra a via tenha incorporado ruas do município ao projeto, hoje a competência para tratar essas questões não é do Município. É da ViaRondon, conforme lembrou o vereador, que também expôs casos de acidentes nos referidos trechos. “Precisamos ter um olhar especial para essas rodovias”, disse o parlamentar.

Márcio Teixeira (PL) reclamou da baixa adesão da população nos eventos plenários e voltou a defender a mudança no horário de sessões e audiências para o período noturno. Em seguida, demonstrou preocupação com o interesse por trás das entidades sem fins lucrativos e Organizações Sociais (OSs) que vêm de outros municípios para atuar em Bauru. Apesar de elogiar a Famesp e a Sorri-Bauru, realizou diversas críticas às outras instituições, com destaque à Avante Social, que é alvo de desaprovação dos munícipes. Na tentativa de compreender o cenário bauruense, solicitou um levantamento a respeito do orçamento e das despesas das OSs entre os anos de 2023 e 2024 e pediu cautela quanto às terceirizações projetadas para empresas municipais, relembrando o debate em torno do DAE. Ainda aproveitou para parabenizar o vereador Pastor Bira pela realização da Audiência Pública sobre a regularização fundiária do Vale do Igapó III, realizada na última sexta-feira (8). Por fim, teceu elogios ao prefeito de Agudos, Rafael Lima (Republicanos) pela entrega de uma nova frota de ônibus, com ares-condicionados e sinal Wi-Fi, e, em seguida, condenou o alto número de assessores à serviço das três novas Secretarias Municipais do Poder Executivo.

Miltinho Sardin (PSD) voltou a pedir a instalação de gradis nos viadutos de toda a cidade para evitar a ocorrência de acidentes. O vereador também expôs a situação das ciclofaixas da Avenida Getúlio Vargas, que estão inutilizáveis em razão do seu uso como estacionamento para veículos. Para solucionar o problema, Miltinho sugeriu que o canteiro central da avenida seja transformado em uma ciclovia. Por fim, o parlamentar comunicou que encaminhou um ofício à CPFL pedindo o prolongamento da rede elétrica na região do Jardim Estoril V.

Natalino da Pousada (PDT) comentou sobre o encontro com a Secretária do Meio Ambiente, Cilene Chabuh Bordezan, para discutir os problemas do Parque Industrial Manchester. Ele relatou diversas reclamações de moradores sobre a questão do acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto, atrasos de ônibus, iluminação precária e buracos nas vias. Também citou outro encontro, desta vez, com o Secretário de Esportes e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues, para tratar sobre o Núcleo Bauru 22. Também comentou sobre a operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), que realiza investigação em torno de supostos desvios da Organização Social (OS) que administra as UBSs de Bauru. Nesse sentido, Natalino pediu esclarecimentos quanto à pauta e solicitou fortalecimento do debate em torno das terceirizações de empresas municipais. Por fim, em tom de crítica à atuação da prefeita Suéllen Rosim, clamou por mais apoio às demandas dos munícipes e exigiu mais humildade para resolver os desafios da cidade.

Professor Sinuhe (MDB) utilizou seu tempo em tribuna para desejar um feliz Dia do Advogado aos profissionais da área. A data é celebrada em 11 de agosto. Depois, o vereador pediu mais apoio aos skatistas da cidade, pontuando sobre a falta de pontos de hidratação e banheiros no Bauru Skate Park, pista localizada na quadra 37 na rua Araújo Leite. Sinuhe concluiu sugerindo a instalação de um alambrado no local.

Pastor Bira (Podemos) iniciou sua fala parabenizando os pais bauruenses pelo Dia dos Pais. Na sequência, trouxe as atualizações da Audiência Pública voltada para discutir a criação de um Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para as dívidas de condomínios do Programa “Minha Casa, Minha Vida” junto ao DAE, que ocorreu na última terça-feira (5). Segundo o vereador, há a previsão de avanços na individualização dos hidrômetros e na solicitação de tarifa social para cada um dos moradores dos condomínios. Além disso, antecedeu a realização de uma nova Audiência Pública, marcada para 9 de setembro, para verificar o andamento das mudanças. Ele também detalhou os resultados da Audiência Pública que debateu os trâmites para a regularização fundiária do Vale do Igapó III, realizada na última sexta-feira (8). De acordo com Bira, os representantes dos terrenos demonstraram satisfação com o encontro e com o auxílio prestado pela Secretária de Aprovação de Projetos, Rafaela Cristina Foganholi da Silva, para agilizar a regularização dos lotes. Por fim, parabenizou o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, pelo Programa “Muralha Paulista”, projeto de segurança que usa tecnologia para monitoramento e combate à criminalidade em tempo real, permitindo a identificação de foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e veículos roubados ou furtados.

Junior Rodrigues (PSD) repercutiu o conteúdo do vídeo gravado pelo youtuber Felca com o objetivo de denunciar a adultização infantil nas mídias sociais. Diante do exposto, o vereador lembrou que o Brasil se destaca negativamente por casos de exploração sexual de menores de idade e enfatizou que o Conselho Tutelar, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Bauru precisam trabalhar juntos para estimular, localmente, a luta contra essa realidade através de projetos e campanhas de conscientização.

Sandro Bussola (MDB) comentou sobre seu período de licença parlamentar, no qual esteve na ajuda humanitária e ação missionária da ONG Paz Para Todas as Nações, em Moçambique e na África do Sul. Além disso, parabenizou o trabalho legislativo executado pelo seu suplente, Nelsinho Laranjeira (MDB). Em seguida, lamentou a ocorrência do incêndio na Vila Cristiana, que destruiu barracos e deixou mais de 30 pessoas desabrigadas, no dia 30 de julho: “Tragédia anunciada”, pontuou, criticando a gestão anterior pela falta de assistência e de segurança, assim como a continuidade de outros problemas que perduram há décadas. Por conta disso, parabenizou a Secretaria de Assistência Social pela atuação firme e pediu foco da Secretaria de Habitação no bairro citado e nas respectivas exigências das famílias, além de também cobrar por maiores investimentos na infraestrutura do Parque Roosevelt, no Parque Industrial Manchester, no Vale do Igapó III, no Estância Balneária Águas Virtuosas e no Parque Val de Palmas. Por fim, o parlamentar defendeu um debate contínuo com a sociedade para definir as prioridades municipais e afirmou que o Poder Executivo tem buscado formas alternativas de arrecadação de recursos financeiros, suficientes para garantir bem-estar à população e não prejudicar os cofres públicos. Dentre as propostas, sugeriu a utilização do Fundo de Tratamento de Esgoto para possibilitar uma série de melhorias nas regiões mais lesadas.

André Maldonado (PP) informou que está empenhado na busca de recursos federais para executar intervenções na infraestrutura do Parque Industrial Manchester. O parlamentar também repercutiu a fala do vereador Sandro Bussola (MDB) sobre o Vale do Igapó, expressando preocupação com a falta de critérios para a instalação de fossas e poços artesianos na localidade, o que pode ocasionar problemas sanitários e afetar o fornecimento de água aos moradores. Maldonado citou que algumas famílias do bairro estão há três anos sem pagar IPTU e não conseguem vender ou regularizar suas construções devido à falta de regularização fundiária. Em seguida, o parlamentar relatou que participou de um evento em Agudos com a presença de Tarcísio de Freitas. Na ocasião, ele aproveitou para entregar ao governador um documento que demonstra o baixo investimento do Governo Estadual na área da saúde em Bauru, contrapondo os dados da cidade à realidade de outros municípios da região. O parlamentar cobrou, principalmente, mais leitos hospitalares. Maldonado ainda pediu que a Prefeitura também leve essas demandas ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, e ao próprio governador.

José Roberto Segalla (União Brasil) defendeu a realização de duas Sessões Ordinárias ao longo da semana e alegou que, atualmente, o tempo disponível para discutir ideias e debater propostas não é suficiente. Em seguida, relembrou dos problemas gerados pela reabertura de uma cratera no asfalto da Rua Rodrigo Romeiro, na Vila Santo Antônio: após mais de 15 dias de interdição da via, a situação continua a prejudicar os moradores que trafegam pela região. O parlamentar afirmou que o caso ilustra a dificuldade do Secretariado em solucionar demandas da população. Por fim, detalhou a contratação da FIPE pela Prefeitura, no valor de R$ 700 mil, para a realização de estudos relacionados à modelagem da gestão da coleta de lixo em Bauru. Após direcionar diversas críticas à fundação, também questionou a dispensa na licitação do projeto, visto que, pela Lei de Licitações, a dispensa é permitida quando há apenas um prestador de serviços interessado e capacitado no ramo. Além disso, também demonstrou preocupação com o preço gasto, já que, durante o governo de Clodoaldo Gazzetta (2017-2020), o trabalho em questão foi custeado em R$ 4 milhões: “Que matemática é essa?”, finalizou, pedindo cautela ao Poder Executivo.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) comunicou que realizará uma Reunião Pública no dia 19 de agosto para discutir o Projeto de Lei de sua autoria (inscrito sob o processo nº 13/2025) que busca aumentar a transparência das entidades subvencionadas pelo Poder Executivo. O vereador defendeu a iniciativa como uma forma de “bom combate”, visando o melhor para o município e a população assistida, e pediu o apoio dos outros vereadores. Para finalizar, Arnaldinho celebrou a chegada de mais ônibus ecologicamente corretos para o município.

Cabo Helinho (PL) compartilhou suas reflexões a respeito de melhorias de infraestrutura de diversos bairros e informou que, junto à Prefeitura, vem estudando a adoção de políticas públicas que reduzam os danos causados aos munícipes por conta da baixa infraestrutura de determinados locais, por exemplo, a criação de um subsídio voltado à manutenção de postes e de fossas sépticas, garantindo iluminação e tratamento de água e esgoto à população. Na sequência, parabenizou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Bauru, pela realização da terceira Audiência Pública voltado ao processo de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2029, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal na última quarta-feira (07). Em conversa com o diretor-geral Sebastião Francelino da Cruz, sugeriu a inserção de uma faculdade de aviação na instituição. Por fim, ressaltou a importância da inauguração da “Cabine Lilás”, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O espaço, que fica localizado no Centro de Operações da Polícia Militar do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), é especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Debatendo com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, também solicitou a adição da “Sala Lilás”, um espaço de acolhimento e atendimento especializado para mulheres em situação de violência, no Instituto de Criminalística (IC) e destacou as vantagens do Programa “Muralha Paulista”, projeto de segurança que será testado no município e que utiliza tecnologia para monitoramento e combate à criminalidade em tempo real, permitindo a identificação de foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e veículos roubados ou furtados.

Junior Lokadora (Podemos) usou o tempo em tribuna para comentar o Projeto de Lei nº 41/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de 40 milhões de reais para viabilizar a perfuração de quatro poços profundos na região do Val de Palmas, a construção de dois reservatórios e a interligação do sistema por meio de adutoras. Lokadora demonstrou preocupação, pois, ao apresentar questionamentos à Administração Municipal sobre a proposta de implantação de energia fotovoltaica que consta no projeto, recebeu como resposta que não há previsão para o uso da tecnologia. O vereador indagou qual será o impacto financeiro final dessa decisão e destacou que o projeto tramita em regime de urgência, o que limita o tempo para análise e debate. O parlamentar também informou que está trabalhando em uma emenda para impedir a privatização do DAE e comunicou que há uma Audiência Pública agendada para o dia 29 de agosto com o intuito de discutir o tema. Depois, falou sobre a saúde no município, lamentando o tempo de espera nas UPAs devido à falta de profissionais. O vereador sugeriu que Bauru siga o exemplo de Botucatu, onde o pronto-socorro adulto passou a ter um laboratório interno, o que agilizou o tempo de espera por exames. Por último, queixou-se da “falta de vontade” da Administração Municipal para melhorar as condições da saúde pública no município, indicando que esta prefere o caminho da privatização.

Emerson Construtor (Podemos) primeiramente parabenizou os pais bauruenses pelo Dia dos Pais. Em seguida, retomou o assunto levantado pelo vereador Marcelo Afonso (PSD) a respeito da Rodovia Marechal Rondon e das dificuldades em trazer melhorias para o trecho, que é palco de acidentes frequentes por conta da falta de sinalização e de iluminação, reforçando a necessidade de mudanças. Também pediu atenção à Secretaria de Obras e à Emdurb quanto à iluminação pública e pintura das vias próximas à Avenida Adutora e à Rodovia Elias Miguel Maluf. Por fim, agradeceu à Presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, e aos funcionários da empresa pelas melhorias destinadas ao Jardim Ouro Verde.

Estela Almagro (PT) usou a tribuna para contestar falas do vereador Sandro Bussola (MDB), que ocupa a posição de líder da prefeita Suéllen Rosim (PSD) na Câmara. A principal crítica da vereadora repousou sobre a situação da Vila Cristiana, que ainda não passou pela regularização fundiária necessária. A parlamentar também afirmou que Bauru precisa de um Plano Municipal de Mobilidade e não discutir pontualmente sobre ciclovias e ciclofaixas. Estela ainda elogiou o vereador Junior Lokadora (Podemos) por trazer à tona o debate sobre o Projeto de Lei nº 41/2025. Por fim, teceu comentários sobre a Operação Duas Caras, que investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolve a Associação Mahatma Gandhi, responsável pela administração de três unidades de saúde em Bauru. Ela afirmou que irá convocar uma Audiência Pública para analisar a fundo a terceirização da saúde na cidade.

Julio Cesar (PP) tratou a respeito da área da Saúde, com destaque à emenda impositiva, no valor de R$1 milhão, direcionada pelo seu gabinete para a compra de camas elétricas motorizadas e equipamentos de raio-X. Após detalhar as vantagens e funcionalidades dos novos aparelhos, o vereador cobrou a contratação de mais profissionais e exigiu melhorias na infraestrutura das unidades médicas, de forma a garantir um atendimento de alta qualidade à população. Na sequência, comentou sobre as recentes dificuldades de combate aos casos de maus-tratos aos animais, lamentando a ocorrência de cachorros presos por correntes na última semana. Após relacionar a pauta com a Segurança Pública, tratou sobre a importância da implantação de uma Guarda Municipal em Bauru e esclareceu que o Deputado Federal Delegado da Cunha (PP) declarou posição favorável à pauta e à criação de uma Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Bauru. Por fim, comentou sobre suas últimas ações em prol da Educação Especial na cidade, citando uma visita ao Centro de Referência em Formação Permanente aos Profissionais da Educação Municipal (CREFOR). Em reunião com profissionais do centro, ressaltou o diálogo e a união de ideias entre especialistas e reiterou seu compromisso com as pessoas com deficiência (PCDs) e famílias atípicas, prometendo melhorias relacionadas à área em breve.

Eduardo Borgo (Novo) comentou sobre a grave situação da saúde em Bauru. Ele informou que, entre 2009 e 2013, 581 pessoas morreram por falta de leitos hospitalares, o que levou o Ministério Público Estadual, em 2013, a entrar com uma Ação Civil Pública contra o Estado, o município e a FAMESP. Essa ação, que transitou em julgado, condenou os três a fornecer leitos de UTI e enfermaria suficientes para a população. Entretanto, o parlamentar afirmou que o problema não foi resolvido e as mortes por falta de leitos seguem ocorrendo. Borgo também fez questionamentos sobre o Hospital Municipal, uma das promessas de campanha da prefeita Suéllen Rosim, que ainda não saiu do papel: “A prioridade dessa administração era ficar asfaltando ruas que nem precisavam”, disse. E concluiu declarando que é preciso mais do que apenas reclamar, mas cobrar os responsáveis pelo que chamou de “omissão do Estado”.

Mané Losila (MDB) primeiramente parabenizou os pais bauruenses pelo Dia dos Pais e os advogados pelo Dia da Advocacia, celebrado em 11 de agosto. Também comentou que, entre os dias 10 e 17 de agosto, a Igreja Católica celebra a Semana da Família, e convidou a população a prestigiar as ações promovidas pela Pastoral Familiar da Diocese de Bauru. Em seguida, citou uma visita ao prédio da antiga delegacia da Vila Falcão, que passa por reformas após investimentos de R$ 1 milhão, sendo R$ 700 mil do Governo Estadual e R$ 300 mil do Governo Municipal. Após a conclusão das obras, o espaço irá abrigar um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e também será a sede de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Na visão do vereador, a ativação do prédio pela Secretaria Municipal de Assistência Social será fundamental para transformar a realidade das pessoas com dependência de substâncias químicas presentes na região: “Fazem do local a Cracolândia de Bauru”, lamentou. Também comentou sobre o abandono do prédio da antiga unidade de saúde do Nova Esperança, que também funcionou como CRAS até abril de 2023. Segundo o parlamentar, o edifício requer reformas por parte do Poder Público, com o intuito de destinar utilidade ao espaço e impedir o uso de drogas nas proximidades. Por fim, comemorou o início da construção das 400 casas da Vila do Cerrado, no Jardim Europa, e agradeceu o empenho da Deputada Federal Simone Marquetto (MDB), do Deputado Federal Baleia Rossi (MDB) e do ministro das Cidades Jader Filho (MDB) em trazer recursos à região. O investimento é estimado em R$ 75,3 milhões, sendo R$ 61,3 milhões do Governo Federal e R$ 14 milhões do Governo Estadual.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego