Câmara debate a inclusão do “Dia do Rolê Vicentino” no Calendário Oficial do Município
Na tarde desta quarta-feira (11/06), a Câmara Municipal promoveu uma Audiência Pública para tratar sobre a inclusão do “Dia do Rolê Vicentino” no Calendário Oficial do Município de Bauru. A iniciativa do evento é do vereador Marcelo Afonso (PSD).
Foram convocados para o encontro e compareceram a secretária de Assistência Social (SMAS), Lúcia Rosim; o secretário de Esporte e Lazer (Semel), Roger Barude Camargo; o secretário de Cultura, Paulo Eduardo Campos; e o chefe de Gabinete da prefeita, Leonardo Marcari. Também estiveram presentes o vereador Emerson Construtor (Podemos) e os funcionários vinculados a Secretarias Municipais, Aleksander Rodrigues (embaixador de animação infantil), Aline Cruz (assistente social), Rosê Carrara (assistente social) e Laís Martins (diretora do departamento de Ação Cultural).
Também acompanharam as discussões representantes do projeto, como Rodrigo Mustafá, Jorge Vechetti, Sandro Kassama, Fabrícia Kasama, Isabela, Manuella, Elizabeth e Daniele, que compartilharam suas experiências com a prática do Mountain Bike (Bicicleta de Montanha), modalidade na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos de bicicleta.
Definição do Projeto e Edições Anteriores
Em tribuna, Marcelo Afonso explicou como é o funcionamento do projeto e relembrou as primeiras edições do Rolê Vicentino. Segundo o parlamentar, o evento surgiu da necessidade de ajudar a venda do tradicional churrasco da Vila Vicentina em 2020, que, em plena pandemia, foi reduzido para Drive-Thru.
Através de vídeos e depoimentos, o parlamentar detalhou que o projeto foi idealizado por um grupo de voluntários da Vila Vicentina, como Rodrigo Mustafá, Diego Cesar Martins, Rafael Augusto da Fonseca Maria, Edir de Oliveira Chaves, Augusto lssao Sakashita, Ricardo Gasparini Candosin e Edenilson Rogerio Veríssimo. A ideia surgiu deste grupo de amigos e empresários que estavam preocupados com a arrecadação do tradicional churrasco que teria uma grande queda por conta da pandemia.
Em seguida, Rodrigo Mustafá, um dos organizadores do Rolê Vicentino, realizou um panorama das edições anteriores. Ele conta que, em 2020, com o intuito de incentivar as pessoas a andar de bicicleta, praticar exercícios, combater o sedentarismo e também ajudar o abrigo de idosos da Vila Vicentina de Bauru, a 1ª edição “Rolê Vicentino” pedal solidário em prol da Vila Vicentina foi realizada com um percurso de 8 km na Praça do Avião. Na época, houve a participação de 150 bikes e 50 carros antigos.
Já em 2021, a 2ª edição do “Rolê Vicentino” pedal solidário em prol da Vila Vicentina aconteceu no Sest/Senat, foi dividida nos percursos de 10km e 20km, e contou com a participação de 450 bikes. Em 2022, foi realizada a 3ª edição no Recinto Mello de Moraes, sendo alocada na trilha Bauru/Piratininga. Na ocasião, contou com a participação de mais de mil ciclistas. Em 2023, ocorreu a 4ª edição novamente no Recinto Mello Moraes, e, em 2024, houve a 5ª e última edição, realizada no Kartódromo Toca da Coruja com os trajetos Hard (43km); Light (28km); e Kids (10km).
Atualmente, o encontro tornou-se o maior Pedal Solidário de Bauru, registrando um total de 1500 ciclistas no evento. A atração é 100% solidária e conta com arrecadação de alimentos e renda destinada para entidades assistenciais. Rodrigo pontua ainda que a 6ª edição, marcada para 13 de julho de 2025, às 6h, no Kartódromo Toca da Coruja, terá na programação atividades para além do ciclismo, como aula de dança, shows, sorteios, exibição de automóveis antigos e atividades para as crianças.
Principais pontos da discussão
De acordo com Marcelo Afonso, a proposta da criação do Dia Municipal do Rolê Vicentino busca valorizar toda a iniciativa em si, que une esporte, cidadania e solidariedade. Despontando também como um importante palco para a promoção da cultura, do entretenimento, do lazer e do turismo, o evento se destaca por ser uma ação de mobilização social que incentiva hábitos saudáveis, promove a consciência ambiental e ajuda quem mais precisa por meio de campanhas de arrecadação e apoio a causas sociais.
Marcelo Afonso exalta que, a partir da oficialização da data, abrirá espaço para que a sociedade civil, grupos de ciclistas e a própria administração pública se unam anualmente para transformar a cidade e incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo e sustentável.
Dessa forma, o vereador aguarda que outros setores do Poder Público somem esforços no evento, trazendo campanhas de conscientização de temas diversos, como trânsito, meio ambiente e saúde. Marcelo Afonso exalta também que a organização conta com o apoio da Prefeitura.
O restante dos organizadores esclareceu que a comunidade de ciclistas envolvida com o evento é participativa e busca auxiliar a Vila Vicentina com as doações, além de criar laços entre si e fortalecer a prática de esportes na região. Em breve comentário, Emerson Construtor parabenizou a organização e refletiu sobre a importância destes espaços na promoção de esportes e da comunidade em si.
Os secretários de Assistência Social, Lúcia Rosim; de Esporte e Lazer, Roger Barude Camargo; e de de Cultura, Paulo Eduardo Campos, parabenizam o grupo pela criação de um espaço saudável e atrativo para as famílias bauruenses e para os cidadãos de todas as idades e, em suma, prometeram trabalhar em conjunto para auxiliar no fortalecimento do encontro e na divulgação das principais datas de realização das atividades.
Dia do Rolê Vicentino
Na conclusão da audiência, Marcelo Afonso reuniu as principais argumentações do grupo após uma hora de debate e indicou que o primeiro domingo do mês de julho deve ser destinado às comemorações do “Dia do Rolê Vicentino”.
O vereador reforçou, ainda, que o convite para a participação dos demais cidadãos bauruense está aberto e incentivou que outras instituições, organizações e empresas façam parte da rede de apoios e patrocínios do evento.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


