Carregando agora
×

Em reunião da Comissão de Obras, Administração Municipal informa que já possui estudos para a interligação de avenidas na região oeste da cidade

Na manhã desta terça-feira (27/05), a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Câmara Municipal promoveu mais uma reunião pública no Plenário “Benedito Moreira Pinto” com o objetivo de discutir projetos de infraestrutura para a ligação da Avenida Nuno de Assis com a Avenida Daniel Pacífico, chegando até a Avenida Waldemar Guimarães Ferreira.

O colegiado é presidido pelo vereador Mané Losila (MDB) e tem como membros os parlamentares Emerson Construtor (Podemos) e Dário Dudário (PSD). Além deles, compareceram à reunião os vereadores: Márcio Teixeira (PL), André Maldonado (PP), Junior Lokadora (Podemos), Arnaldinho Ribeiro (Avante), Junior Rodrigues (PSD) e Miltinho Sardin (PSD).

Também foram convidados e estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto” o chefe de Gabinete da prefeita Suéllen Rosim, Leonardo Marcari; o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Vitor João de Freitas; a secretária municipal de Infraestrutura, Pérola Mota Zanotto; a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cilene Chabuh Bordezan; a secretária municipal de Aprovação de Projetos, Rafaela Cristina Foganholi da Silva; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Luís de Souza; e a presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), Gislaine Magrini.

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Aprovação de Projetos informou que já apresentou à chefe do Poder Executivo dois estudos complementares. Um trata da ligação da Avenida Nuno de Assis com a Avenida Comendador Daniel Pacífico (Processo Administrativo nº 44.604/2025). O outro dispõe sobre a ligação da referida Avenida Comendador Daniel Pacífico com a Avenida Waldemar Guimarães Ferreira (Processo Administrativo nº 44.607/2025). Intervenções que acompanhariam o traçado da linha férrea que passa pela região.

No primeiro caso, o estudo estipula que a extensão da via que ligaria os dois pontos seria de, aproximadamente, 2 quilômetros (1.098,74 metros) e demandaria a desapropriação de uma área estimada em 43.614,64 m². Já o projeto de ligação da Av. Comendador Daniel Pacífico com a Av. Waldemar Guimarães Ferreira resultaria na construção de uma avenida com quase 3 quilômetros de extensão (2.836,43 metros), o que demandaria a desapropriação de mais 154.918,06 m².

Após questionamentos dos vereadores, os representantes da pasta informaram que as desapropriações abarcariam apenas áreas privadas e representam grande parte do valor envolvido na concretização do projeto. Fora isso, a secretária municipal de Infraestrutura, Peróla Zanotto, disse que a intervenção na região demanda um investimento de 10 milhões de reais. Recurso que, segundo a secretária, não está estipulado no orçamento de 2025: “Como não temos nem o projeto básico, não temos esse recurso vinculado para a obra”.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalha na elaboração do plano altimétrico cadastral (levantamento das características topográficas da área) e no projeto de sondagem da obra (estudo das características do solo). Além disso, a secretária Pérola Zanotto afirmou que, possivelmente, será necessário contratar projetos para passagens não destrutivas nos pontos em que o traçado das vias passará sobre a linha férrea. Para ela, levará no mínimo um ano para finalizar todas essas etapas de trabalho.

O presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes garantiu que o colegiado acompanhará o processo e lembrou que os vereadores terão um papel importante na busca de recursos para auxiliar a Administração Municipal a entregar o empreendimento, que será decisivo para melhorar o trânsito na região oeste da cidade, que engloba bairros como o Jardim Bela Vista e a Vila Falcão. Ponto de vista reforçado por Aníbal Ramalho, engenheiro de trânsito da Emdurb: “Bauru tem deficiência de avenidas. Cresceu com o tempo e não foi uma cidade planejada”.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego