Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 24 de março
Nesta segunda-feira (24/03), ocorreu na Câmara Municipal de Bauru a 8ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 13 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos deles:
Marcelo Afonso (PSD) parabenizou o Ministério Público pela intervenção por melhorias de segurança na Alameda das Acácias, rua que tem sido utilizada como marginal da Rodovia Marechal Rondon e consta grande ocorrência de acidentes. Ele relatou que foi instaurado um inquérito civil para averiguar a sinalização e o excesso de velocidade no local. Depois, comentou sobre o descarte irregular de resíduos de construção civil pela Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru (Asten), em uma área perto do bairro Isaura Pitta Garms. O vereador encaminhou um ofício para constatar se existe crime ambiental na localidade. Ele afirmou que a empresa obtém lucro na situação, mas não oferece nenhum retorno ao município. “Temos que tratar esse assunto com verdade e cobrar quem precisa ser cobrado”, reforçou.
Márcio Teixeira (PL) demonstrou satisfação com a presença do público externo no plenário, reforçando que isso demonstra o interesse da população no desenvolvimento da cidade e na resolução de seus problemas. Em seguida, parabenizou o vereador Natalino da Pousada (PDT) pela realização de uma Audiência Pública na última sexta-feira (21/03), que tinha como finalidade discutir a atuação das Associações de Moradores de Bairros e das ONGs que realizam trabalhos em parceria com o poder público. Na visão do parlamentar, o evento fortaleceu a aliança entre Câmara, Prefeitura e comunidade bauruense. Ele também parabenizou a Polícia Militar e a Polícia Civil, assim como o vereador Cabo Helinho (PL), pela prisão de traficantes de drogas no último final de semana, defendendo a ampliação da luta contra a dependência química e a violência. “Nós temos que acabar com isso”, endossou, além de incentivar a criação de uma Secretaria de Segurança Pública em Bauru. Por fim, Márcio Teixeira analisou o atual panorama da distribuição de água do município e as paralisações recorrentes de abastecimento, comentando ainda sobre o projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo para as obras do “Campo de Poços Val de Palmas”, em votação na sessão.
Miltinho Sardin (PSD) sugeriu a volta do corujão, programa que disponibilizava linhas de ônibus durante a madrugada e foi descontinuado durante a pandemia. De acordo com Miltinho, a medida atrairia mais pessoas a estabelecimentos noturnos da cidade, ajudando a população a não depender de meios de transporte alternativos e menos acessíveis. O parlamentar também comentou sobre a aplicação do projeto de “ruas acalmadas” em Bauru, iniciativa que vem da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá e que visa melhorias na sinalização do solo para diminuir a ocorrência de colisões em cruzamentos. A iniciativa será aplicada inicialmente no cruzamento entre as ruas Amadeu Sangiovani e Antônio Alves: “Tenho certeza que vai dar certo”, afirmou. O vereador ainda anunciou que, em breve, será instalado um semáforo no cruzamento das ruas Ignácio Alexandre Nasralla e Araújo Leite, local com grande ocorrência de acidentes.
Natalino da Pousada (PDT) relembrou visitas feitas nas estradas rurais dos Sítios Reunidos de Santa Maria. Segundo o parlamentar, a ida foi requisitada pelos moradores da região e teve a finalidade de compreender os desafios ambientais e socioeconômicos que os habitantes da área rural enfrentam diariamente. Simone Matheus Pongitore, Secretária de Agricultura e Abastecimento (Sagra), e Jorge Abranches, engenheiro agrônomo e Diretor de Agricultura, acompanharam o parlamentar no local e planejam encaminhar soluções em breve. O vereador também falou da Audiência Pública de sua iniciativa, realizada na última sexta-feira (21/03), que teve como finalidade discutir a atuação das Associações de Moradores de Bairros e das ONGs que realizam trabalhos em parceria com o poder público. Por fim, Natalino teceu diversas críticas às estruturas do Departamento de Água e Esgoto (DAE), com ênfase nos sistemas de drenagem da Avenida Nações Unidas. Na visão do vereador, são necessárias mudanças significativas na cidade, na tentativa de minimizar alagamentos, enchentes, erosões, deslizamentos e prejuízos à população.
Pastor Bira (Podemos) apresentou a proposta de um programa municipal para auxílio às mães de portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), no qual tem trabalhado há algumas semanas. O projeto consiste em dar proteção e acolhimento às mães, através de orientação psicológica, e será protocolado até sexta-feira, de acordo com ele. Sobre o empréstimo de R$ 40 milhões para perfuração de dois novos poços na cidade, o parlamentar sugeriu que a utilização da verba de R$ 300 milhões do Fundo de Tratamento de Esgoto poderia ser uma alternativa, pensando na economia dos cofres públicos. Apesar da preocupação com a dívida pública, Bira se mostrou de acordo com o empréstimo por ser a opção encontrada para garantir o abastecimento de água a toda população no momento. Por fim, ele salientou que não mudou o seu posicionamento da gestão passada, quando foi contra a concessão da ETE Vargem Limpa.
Junior Rodrigues (PSD) trouxe atualizações sobre o caso dos procedimentos e tratamentos do Centro de Radioterapia do Hospital Estadual de Bauru, que permanecem paralisados mesmo após a conclusão das obras e a instalação dos equipamentos hospitalares. Após conversas com o ex-Deputado Federal Pedro Tobias, que havia se comprometido a fortalecer o pedido de intervenção urgente, o vereador reiterou que a situação foi encaminhada e que, em um período de trinta dias, os atendimentos começarão a funcionar no município. Ainda tratando da área da saúde, criticou a longa fila de espera voltada aos exames, consultas e cirurgias eletivas da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru e também o baixo salário dos médicos e enfermeiros das unidades de saúde. Segundo ele, atualmente há 73.823 pacientes aguardando vaga na fila de espera citada. Em sua visão, os investimentos destinados ao Hospital Estadual e aos Ambulatórios Médicos de Especialidades, que são administrados por Organizações Sociais de Saúde, precisam ser fiscalizados periodicamente, verificando o balanço financeiro das unidades de saúde e a sistemática da distribuição de vagas: “Nós não sabemos o que acontece lá dentro. A omissão dentro da DRS de Bauru é nítida”, enfatizou o vereador, que prometeu levar o caso ao nível estadual.
Sandro Bussola (MDB) destacou a importância da taxa de imposto sobre o esgoto, para que hoje se pudesse ter um fundo que será utilizado na perfuração de dois novos poços para abastecimento de água na cidade. Sobre a fala anterior do vereador Marcelo Afonso (PSD), em relação aos resíduos de construção civil por parte da Asten, Bussola afirmou que é preciso punir os responsáveis pela situação. O parlamentar defendeu ainda a ampliação do programa de reciclagem no município e apelou à Secretaria do Meio Ambiente para que faça a cobrança das empresas que atuam sem responsabilidade ambiental e pratique uma fiscalização mais rígida.
André Maldonado (PP) relatou um ruído de comunicação que vivenciou após entrar em contato com um secretário municipal. O parlamentar criticou a falta de disposição do servidor público citado em atender as demandas levantadas, que surgem através de solicitações da população: “Fiz um questionamento e ele me mandou ir ao Poupatempo”, contou o vereador. Sob o argumento de que os Poderes Legislativo e Executivo devem atuar em prol da comunidade, pediu mais cuidado, zelo e disponibilidade da atual equipe do Governo Municipal com os cidadãos em geral, além de destinar um tratamento equânime tanto aos vereadores da base quanto da oposição. Na sequência, o parlamentar teceu comentários positivos sobre as melhorias realizadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima, elogiando as valetas e semáforos inteligentes instalados no trecho. Por fim, Maldonado sugeriu a organização de uma comitiva de vereadores à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o intuito de adquirir experiências e estudos acerca do funcionamento do setor e implantar ideias inovadoras nas unidades da cidade.
Eduardo Borgo (Novo) comentou brevemente sobre a Comissão Processante (CP) instaurada contra ele: “No momento certo irei me manifestar”. O parlamentar contou sobre sua história na advocacia e na política, e afirmou que está tranquilo em relação ao processo. “Se a justiça não vier aqui, virá no judiciário”, completou.
Estela Almagro (PT) prestou solidariedade a um sacerdote que foi atacado no último sábado (22/03). Segundo a parlamentar, Kauê Galhardo, Pai de Santo do Terreiro de Umbanda Pai Omolu e Ogum Xoroquê, localizado no Parque Vista Alegre, sofreu um caso de intolerância e racismo religioso, o que motivou a vereadora a auxiliá-lo a tomar as medidas cabíveis e penalizar os criminosos. Além disso, Estela também comentou a respeito do ruído de comunicação entre o vereador André Maldonado (PP) e um secretário municipal, criticando a falta de disposição do servidor público citado em atender as demandas levantadas pela população. Na sequência, a parlamentar elencou críticas às falas dos colegas Junior Rodrigues (PSD) e Sandro Bussola (MDB), que se abstiveram de culpabilizar a prefeita Suéllen Rosim (PSD) pelas incongruências registradas na administração da saúde primária municipal e na manutenção do contrato entre o poder público e a Asten, esta última acusada de realizar descarte irregular de resíduos de construção civil. Por fim, destacou a presença de lideranças do Movimento Nacional de Luta no Campo e na Cidade (MNL) de São Paulo no plenário e refletiu sobre as três principais pautas reivindicadas pelo movimento: moradia social, reforma agrária e fim da escala 6×1.
Cabo Helinho (PL) começou respondendo aos elogios do vereador André Maldonado (PP) às canaletas que estão na Avenida Nossa Senhora de Fátima, pontuando que espera que o mesmo padrão seja seguido nas periferias de Bauru. Em seguida, parabenizou a todos que estão envolvidos no cuidado com o Rio Batalha, que foi celebrado no último sábado (22/03) com uma data no Calendário do Município. Nesse sentido, pediu que se tenha um cuidado especial com o bairro Águas Virtuosas, pelo impacto do local no assoreamento do Rio. Ele alertou os moradores que sofrem com a crise hídrica que adquiram caixas d’água, pois acredita que as alternativas encontradas para solucionar o problema não serão finalizadas ainda este ano. Por fim, Cabo Helinho criticou uma fala do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a respeito da soltura de criminosos no Brasil, e encerrou cobrando por melhorias na segurança das escolas.
José Roberto Segalla (União Brasil), em contraponto ao vereador André Maldonado (PP), criticou a instalação das canaletas na Avenida Nossa Senhora de Fátima, apontando diversas irregularidades. Em seguida, o parlamentar comentou o projeto, em votação na sessão, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito no valor de R$ 40 milhões para as obras do “Campo de Poços Val de Palmas”. Ciente da complexidade do caso, Segalla comparou o cenário com a votação da concessão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa. Por conta disso, solicitou a realização de um plebiscito para entender a opinião pública sobre o assunto, para assim haver um encaminhamento de recursos financeiros às obras vistas como prioritárias pela população e evitar transtornos na Câmara: “Tem dinheiro parado e guardado. Pergunte ao povo de que jeito quer gastar”, sugeriu. Por fim, o vereador demonstrou insatisfação pela ausência de um Deputado Estadual ou Federal que represente o município e lamentou a morte do empresário Ibrahim Nakhl Tanach Tobias, aos 92 anos.
Mané Losila (MDB) relatou a visita do deputado federal João Cury (MDB) à Casa de Leis bauruense na última semana, lembrando que ele se comprometeu a auxiliar na questão da falta d’água no município. Sobre o assunto, o parlamentar explicitou a urgência de criar ações para minimizar a carência de água das regiões oeste e noroeste da cidade. Ele encerrou o Rol de Oradores declarando que irá trabalhar de modo a garantir que toda população de Bauru tenha o mínimo de dignidade, principalmente com relação ao abastecimento de água: “Qualquer ação para minimizar o sofrimento dessa população terá o meu apoio”, finalizou.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


