“Terrão 9 de Julho” é homenageado com Moção de Aplauso da vereadora Estela Almagro
Na manhã desta quinta-feira (20/03), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso nº 164/2024. Ela homenageia o campeonato de futebol amador “Terrão 9 de Julho” pelo trabalho esportivo e social que seus organizadores realizam na periferia de Bauru através da prática da modalidade.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 9 de dezembro de 2024 e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 11 do mesmo mês.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Márcio Teixeira (PL) e a entrega da homenagem ficou sob a responsabilidade da autora da honraria. Estela ressaltou que o futebol amador movimenta a periferia de Bauru e resiste pela união que existe nas comunidades: “A gente sabe que também imperam muitos rótulos e preconceitos contra o futebol amador, mas essa resiliência é algo que soa reconfortante”, afirmou.
A vereadora ainda aproveitou a oportunidade para cobrar mais políticas públicas para a modalidade, defendendo que o “Terrão 9 de Julho” seja incorporado ao calendário de eventos oficiais do município.
Emerson Construtor (Podemos) e Pastor Bira (Podemos), que acompanharam a cerimônia, também destacaram a importância do trabalho realizado pelos organizadores do campeonato, inclusive no que tange ao acolhimento da juventude periférica: “Sem organização e planejamento não acontece nada, mas existe uma palavra ainda mais importante. É a esperança. E é isso que vocês conseguem colocar em prática”, disse Bira.
Thiago Rodrigues, que é um dos organizadores do torneio, agradeceu a homenagem concedida pela Câmara Municipal e acrescentou: “Essa é uma ferramenta que Deus colocou em nossas mãos para ajudar o pessoal das vilas”.
Além de mencionar a importância dos times que ajudam na organização do campeonato e contar que o próximo passo do projeto é criar uma escola de futebol, Thiago fez um pedido: “Peço que nos apoiem, porque os bairros necessitam tirar as crianças de perto das coisas erradas”.
História da competição
O projeto “Paz em todas as quebradas” foi estruturado por Thiago Rodrigues e Claudinei Silva Rodrigues. Ele alcança centenas de jovens com atividades culturais e esportivas na comunidade, sendo destaque o “Terrão 9 de Julho”, torneio de futebol amador que movimenta a periferia nas manhãs de domingo.
Disputado há mais de uma década, o campeonato reúne times de diversos bairros de Bauru, oportunidade que possibilita maior interação entre os jogadores, proporcionando experiência comunitária entre as regiões da cidade, legado que foi semeado pelo Sr. João Sidnei Alves Reis (Mineiro), idealizador do campeonato.
O “Terrão 9 de Julho” transcende as linhas do campo de futebol, atuando também como uma importante ferramenta social, pois, através de jogos beneficentes, o grupo promove a arrecadação de alimentos, brinquedos e itens de utilidade para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade.
Essa é a essência da periferia, fomentar a comunidade em favor do coletivo, incentivando a prática de ações solidárias que convergem para o interesse de todos(as), tendo como motivação a realização dos campeonatos de futebol, no chão de terra batida, que levanta poeira a cada drible e estremece aos gritos de gol.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


