Carregando agora
×

Com trajetória na área da educação, Danila Zamboni é a mais nova agraciada com a Medalha “Sebastião Paiva”

Nesta quinta-feira (24/07), ocorreu no plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” à senhora Danila Zamboni. A homenagem, proposta pelo vereador Márcio Teixeira (PL), foi aprovada pelo plenário da Casa de Leis por unanimidade no dia 23 de junho de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.370/2025 (Processo nº 190/2025).

A sessão solene foi presidida pelo vereador Cabo Helinho (PL) e contou com a presença do vereador Marcelo Afonso (PSD), além do proponente da homenagem, familiares e amigos da senhora Danila. Diversos representantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (APAMPESP), organização da qual a homenageada foi uma das fundadoras, também marcaram presença.

Após a entrega da Medalha “Sebastião Paiva”, a homenageada subiu à tribuna para proferir palavras a respeito das bandeiras defendidas ao longo de sua vida, com destaque para a proteção dos direitos dos professores aposentados. Ela reforçou que recebeu a homenagem com profundo orgulho e respeito e evidenciou o papel da APAMPESP ao longo de toda sua trajetória.

“Somos memória viva de gerações que dedicaram suas vidas à formação de cidadãos, à construção de um futuro mais justo e ao fortalecimento dos valores da educação pública”, disse.

Danila Zamboni relembrou sua forte relação com o magistério e enfatizou a importância da educação para o progresso da sociedade. Ela também esclareceu que o vínculo entre professores e alunos possui uma função fundamental para tornar o ensino mais acolhedor e inclusivo. Por fim, também contou que se sentiu lisonjeada por, na licenciatura, auxiliar diversas crianças órfãs na Sociedade Beneficente Cristã, fundada por Sebastião Paiva.

Em seguida, a Presidente da APAMPESP, Walneide Romano, também discursou na tribuna e reconheceu a magnitude da homenagem na trajetória de Danila Zamboni. Ela pontuou que o trabalho exercido pela agraciada na associação inspirou diversos outros educadores a se aliarem à pauta e agradeceu à Câmara Municipal por glorificar a educadora aposentada: “Uma das mais significativas honrarias concedidas por esta Casa Legislativa”, disse.

Após sua fala, Walneide também entregou uma placa simbólica à Danila, de título de Associada Fundadora Emérita, pelos anos de dedicação e empenho à educação: “Fez de sua vida um exemplo de serviços ao bem comum e que segue nos motivando a seguir em frente”, destacou.

Finalizando a cerimônia, o vereador Márcio Teixeira ressaltou aos presentes que o prêmio, aprovado por unanimidade pelos 21 parlamentares, representa um reconhecimento de toda a cidade e dos aproximadamente 400 mil cidadãos bauruenses.

Biografia

Nascida na cidade de Arealva/SP, Danila Zamboni reside em Bauru desde 1948. Iniciou sua jornada no magistério aos 18 anos, em 1955, lecionando como professora primária no 1° Grupo Escolar de Nova Guataporanga.

Desde os primeiros passos em sala de aula, demonstrou sensibilidade, vocação e dedicação à educação pública. Ao longo de 25 anos de carreira, enfrentou deslocamentos, desafios estruturais e mudanças nas diretrizes educacionais, mas nunca abriu mão de sua missão como educadora.

Danila Zamboni marcou gerações com sua firmeza pedagógica e afeto, sobretudo durante os 16 anos em que lecionou para crianças abrigadas pela Sociedade Beneficente Cristã, cujo presidente era o Sr. Sebastião Paiva.

Sua aposentadoria, em 1986, não representou o fim de sua atuação pública. Pelo contrário: engajou-se ativamente na defesa dos direitos dos professores aposentados e, em 1987, fundou, junto com o professor Geraldo Arone, a APAMPO, que futuramente se tornou a APAMPESP – Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo -, instituição à qual permanece vinculada até os dias atuais.

Filha do interior, criada na zona rural e moldada pela força das mulheres da sua geração, Danila é exemplo de coragem, superação e amor à educação. Sua trajetória, desde os tempos de internato no Colégio São José até o ingresso no serviço público estadual, representa o esforço de milhares de educadores e educadoras anônimos que transformaram vidas por meio do ensino.

A honraria

Criada em 2014 pela Câmara Municipal de Bauru, a Medalha “Sebastião Paiva” é concedida por meio de Decreto Legislativo aos indivíduos que moram na cidade há pelo menos trinta anos e atingiram a idade de 90 anos (ou mais) – os centenários também recebem a distinção “Emérito Morador Centenário”. Cada vereador tem direito a duas indicações da honraria por mandato.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego