Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 7 de julho

Na última segunda-feira (07/07), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 23ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 19 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:

Junior Rodrigues (PSD) fez um balanço dos investimentos públicos feitos na cidade nos últimos seis meses e pediu um planejamento conjunto com o Poder Executivo para evidenciar as prioridades do município e as medidas necessárias para atendê-las. “Temos que garantir que o básico funcione”, disse. Diante da impossibilidade de implantar o videomonitoramento em toda a cidade pela falta de recursos, o parlamentar sugeriu que as escolas municipais sejam priorizadas. Ele também pediu que os vereadores se unam à Administração Municipal na busca por verbas. Por fim, o vereador comentou sobre a última reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na qual foram apresentadas denúncias sobre os problemas enfrentados pelos municípios sob a gestão da DRS (Departamento Regional de Saúde) VI, que abrange Bauru. O vereador afirmou que irá acompanhar o processo de perto e contribuir com informações.

Sandro Bussola (MDB) iniciou sua fala enaltecendo vereadores da oposição que direcionaram emendas impositivas à área da saúde na última legislatura. Ele também citou o esforço de parlamentares da situação que vêm buscando recursos e soluções para os graves problemas que a cidade enfrenta. Nesse sentido, Bussola pediu união, força e diálogo para lidar com o momento difícil. O que, segundo o parlamentar, também pode ser estratégico para Bauru conseguir eleger deputados nas Eleições de 2026: “Nós estamos falando de uma cidade de 400 mil habitantes que precisa ter a sua representatividade”, disse antes de pedir, novamente, que o debate sobre o futuro da cidade seja mais fraterno.

André Maldonado (PP) parabenizou o ex-secretário de Esporte e Lazer, Roger Barude, e a todos os servidores da pasta pela realização da Copa Semel. Ele desejou sorte a Roger em sua nova função na Secretaria Municipal de Cultura e saudou o novo secretário de Esportes, Leandro Ávila Rodrigues. Logo em seguida, André defendeu que o município passe a oferecer ônibus gratuitos aos domingos, e apelou ao Executivo e à Emdurb para que realizem um estudo de viabilidade financeira: “É uma forma de trazer um benefício à sociedade”. Por fim, Maldonado voltou a comentar sobre a atuação do senador Astronauta Marcos Pontes em Bauru. O parlamentar reclamou do valor encaminhado pelo senador através de emendas por considerar que o auxílio poderia ser ainda maior, levando em consideração a força política de Marcos Pontes.

Cabo Helinho (PL) parabenizou o vereador André Maldonado (PP) pelo projeto de ônibus gratuitos aos domingos. Em relação aos apontamentos do mesmo parlamentar sobre o senador Astronauta Marcos Pontes, Helinho se opôs e colocou que a falta de emendas se justifica pela falta de projetos bem definidos no município. Depois, alertou sobre a falta de verbas para contratação de vigilância patrimonial e eletrônica em prédios públicos e repudiou o aumento do uso de cerol em pipas durante as férias escolares. O parlamentar ainda denunciou a deterioração da academia ao ar livre e do parquinho infantil do Parque Vitória Régia.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) usou a tribuna para falar sobre o Projeto de Lei de sua autoria que tramita na Casa sob o Processo nº 13/2025 e acabou sobrestado ao final da plenária de segunda-feira (07/07). O PL dispõe sobre a obrigatoriedade de entidades públicas e privadas que recebem verbas do Executivo Municipal também divulgarem informações relativas a ações financeiras e patrimoniais na Imprensa Oficial do Município e no Portal da Transparência de Bauru. O parlamentar explicou que a medida visa conferir maior transparência à atuação delas: “mais do que nunca, nos dias de hoje, é essencial para garantir a confiança e a credibilidade de quem presta o serviço e daqueles também a origem de onde vem o dinheiro”, defendeu. O vereador também fez questão de ressaltar que a proposta respeita as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Marcelo Afonso (PSD) iniciou sua fala dando boas-vindas aos novos secretários da Cultura e de Esporte, Roger Barude e Leandro Ávila, respectivamente. Ele também agradeceu Paulo Eduardo Campos, ex-secretário de Cultura, pelo atendimento e cumprimento de demandas, entre os quais destacou um ofício da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer – presidida por Marcelo Afonso – referente ao aluguel do Teatro Municipal. O vereador ainda apresentou seus resultados como parlamentar, destacou a visita que fez ao gabinete do deputado federal Vinícius Carvalho e a conquista de R$ 500 mil em emendas parlamentares para a saúde. Na sequência, falou sobre outras emendas de seu gabinete destinadas ao Jardim Imperial para a realização de obras de terraplanagem. O vereador também comentou sobre a importância de duas leis de sua autoria: a Lei Municipal 7.025/2025, que prevê a instalação de videomonitoramento em escolas e unidades de saúde de Bauru; e a Lei Municipal 7.712/ 2023, que asseguraria a meia entrada aos doadores de sangue.

Junior Lokadora (Podemos) abriu seu tempo falando sobre o início da Copa Semel de futebol amador. Destacando a importância do esporte amador na vida das pessoas, ele criticou a demora para finalizar as reformas dos Estádios Distritais do município. Em seguida, Lokadora comentou sobre sua visita ao projeto Impakto e reforçou a relevância do esporte e da cultura para as regiões periféricas da cidade. A falta de infraestrutura na Pousada da Esperança e as deficiências na sinalização de placas na periferia também ganharam destaque na fala do vereador, assim como a necessidade de união dos vereadores para um diálogo que traga mais progresso para Bauru. Por fim, o parlamentar demonstrou preocupação com o descuido na área da saúde e falta de vagas mesmo com liminar na justiça. “É triste ver o tanto de pessoas que perdem a vida por omissão do Poder Público”, lamentou.

Edson Miguel (Republicanos) começou abordando a questão da falta de iluminação pública em alguns locais da cidade, o que traz insegurança aos moradores, de acordo com o vereador. Ele exibiu vídeos do Vale do Igapó e mencionou outros bairros com pedidos recorrentes de iluminação, como a Vila Maracy. Ele solicitou às Secretarias competentes que realizem um estudo para garantir a iluminação e, consequentemente, a segurança da população. Em seguida, Edson Miguel voltou a tratar sobre a campanha de conscientização ‘Junho Vermelho’, que incentiva a doação de sangue. O parlamentar afirmou que o ato deve ser contínuo e não reservado a apenas um mês. Por fim destacou o “Pet Day”, evento de doações de animais que foi realizado durante o último domingo (06/07), no Parque Vitória Régia.

Emerson Construtor (Podemos) utilizou o tempo de fala para fazer agradecimentos. Primeiro, agradeceu a Paulo Eduardo Campos pela rapidez nos atendimentos enquanto secretário de Cultura e desejou um ótimo trabalho na Secretaria de Comunicação. Depois, agradeceu a Roger Barude pelo período em que esteve à frente da Secretaria de Esportes, e ainda o parabenizou pelo início da Copa Semel e desejou sorte na Secretaria de Cultura. Por fim, deu boas-vindas a Leandro Ávila Rodrigues, o novo secretário de Esportes, a quem teceu elogios. Emerson ainda agradeceu à Secretaria de Obras, na pessoa de Etelvino Zacarias Martins, pelos serviços prestados no bairro Ouro Verde.

Estela Almagro (PT) contrapôs as falas dos vereadores Sandro Bussola (MDB) e Junior Rodrigues (PSD) sobre a necessidade de união parlamentar em prol da área da saúde. Estela disse que, mesmo sendo líder da oposição, nunca se furtou ao debate e criticou a postura dos parlamentares da situação, que sugerem união apenas quando convém ao governo: “Não posso falar de unidade quando atropelo os demais”, afirmou. Sobre as mudanças no secretariado, a parlamentar afirmou que vai seguir acompanhando de perto a atuação das Secretarias de Esporte e Cultura, pois precisam desenvolver políticas de incentivo aos dois setores. A vereadora também apresentou indagações sobre o cancelamento da licitação do contrato para a implantação de videomonitoramento em Bauru. Ela expressou indignação com a justificativa de falta de verba e concluiu afirmando: “Não adianta pedir unidade se o cofre está apertado. Eu quero discutir quem apertou esse cofre”.

José Roberto Segalla (União Brasil) direcionou a maior parte do seu discurso na tribuna para críticas ao adiamento da implantação de videomonitoramento no município. Ele repercutiu a afirmação do secretário municipal da Fazenda, Everson Demarchi, que sugeriu que a CIP (Contribuição da Iluminação Pública) seja utilizada para financiar o videomonitoramento, o que desfalcaria a proposta da PPP da Iluminação Pública. Segalla também relembrou falas da prefeita Suéllen Rosim que, na época da eleição, colocaram o videomonitoramento não como promessa, mas como realidade. “Como é que ela pode, depois de prometer, dizer que não tem dinheiro? É um absurdo que isso esteja acontecendo”, argumentou. Ele ainda acredita que o Executivo esteja na espera do Refis para tentar viabilizar a proposta, mas, segundo ele, a arrecadação prevista e o valor do investimento nas câmeras de vigilância não seriam condizentes. O segundo tópico abordado por Segalla foram os alunos da rede municipal de ensino que ficam sem alimentação durante as férias escolares, quando as escolas ficam fechadas. O vereador pediu atenção do governo a esse tema.

Julio César (PP), que sempre defende que a causa animal é uma questão de saúde pública, começou trazendo dados que corroboram sua tese: segundo ele, 62% das doenças que afetam os humanos são derivadas de doenças zoonóticas, ou seja, transmitidas entre animais e pessoas. “Hoje, no Brasil, existem mais de 200 doenças zoonóticas”, disse, reforçando que, por isso, é preciso que os municípios se estruturem para cuidar dos animais. Ele também citou que o país, atualmente, conta com mais de 100 milhões de animais de estimação, o que traz a necessidade de atendimentos gratuitos em hospitais veterinários. O vereador abordou a importância de um trabalho regionalizado na área e compartilhou encontros que teve com o deputado estadual Rafael Saraiva, que atua na implantação de hospitais veterinários no Estado, e com o prefeito de Agudos, Rafael Lima, que recebeu o programa Meu Pet, que proporciona atendimento clínico veterinário em containers. Julio Cesar ainda cobrou a Secretaria do Meio Ambiente pelo corte do serviço de sobreaviso de servidores da Coordenadoria de Proteção Animal, o que prejudica principalmente os resgates noturnos. Por fim, o vereador compartilhou que o deputado federal Azevedo da Cunha enviou uma emenda parlamentar de R$ 700 mil para projetos de infraestrutura no Jardim Ivone. Ele chamou o deputado de “grande parceiro da cidade”.

Eduardo Borgo (Novo) usou a tribuna para afirmar que faz críticas à Administração Municipal, mas também age. Além de citar emendas que direcionou para a saúde local, lembrou que, na época da Pandemia de Covid-19, conseguiu leitos de UTI no Hospital das Clínicas de Bauru através de uma ação judicial. “Quando eu critico é para melhorar, não é a crítica pela crítica”. Borgo também apontou problemas na relação da prefeita Suéllen Rosim (PSD) com sua base na Câmara Municipal e com os governos estadual e federal. E completou: “E eu venho falando toda a sessão. Bauru quebrou, infelizmente, porque conseguiram arrebentar a cidade”. O parlamentar também expôs denúncias recentes que fez ao Ministério Público e um questionamento encaminhado à Comissão de Fiscalização e Controle da Casa de Leis relacionado à legalidade da permanência de Renato Purini na presidência do DAE (Departamento de Água e Esgoto) após o casamento com a prefeita de Bauru. O vereador também voltou a citar a nomeação de uma servidora comissionada para ocupar cargo de gestão no futuro Hospital Municipal. A informação foi publicada no Diário Oficial de Bauru, apesar do projeto não ter saído do papel. Segundo Borgo, o secretário municipal de Saúde, Márcio Cidade Gomes, será convocado em breve para prestar novos esclarecimentos.

Mané Losila (MDB) começou agradecendo ao deputado federal João Cury pela emenda parlamentar de R$ 1,3 milhão que será destinada a melhorias na infraestrutura municipal. Depois, deu boas-vindas ao novo secretário municipal de Esportes, Leandro Ávila Rodrigues, e ao novo secretário municipal de Cultura, Roger Barude. Na área de esportes, em especial, Mané pediu atenção a algumas demandas pendentes, como a conclusão de reformas e melhorias nos Estádios Distritais da região Oeste de Bauru.

Márcio Teixeira (PL) afirmou que a Prefeitura precisa encontrar novas formas de arrecadar recursos e voltou a defender a criação de duas secretarias municipais, uma voltada para compras e licitações e outra para segurança pública. O vereador alegou que elas seriam mais importantes do que as pastas criadas a partir do novo organograma da Administração Municipal. Durante o uso da tribuna, Teixeira também sugeriu que o Aeródromo Municipal seja vendido e a verba empregada em melhorias de infraestrutura que podem atrair novas empresas para Bauru. Além de mencionar que realiza um trabalho conjunto com o vereador Cabo Helinho (PL) em favor da saúde e da segurança pública no município, o parlamentar saudou o novo secretário municipal de Esporte e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues.

Markinho Souza (MDB) comentou sobre uma reunião com a prefeita Suéllen Rosim e diversas instituições do setor da cultura, onde a Chefe do Executivo optou pela alteração no secretariado. Ele desejou um excelente trabalho a Paulo Eduardo Campos na Secretaria de Comunicação e afirmou considerar o novo Secretário de Cultura, Roger Barude, como um bom nome para assumir o cargo, mas recomendou que ele esteja rodeado de pessoas técnicas e que ouça o Conselho Municipal de Cultura para que a categoria se sinta representada. Ainda sobre o tema, Markinho relatou que protocolou um Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de 60% das datas disponíveis no Teatro Municipal para artistas locais, com o objetivo de defender as pessoas que compõem a classe artística de Bauru. Em seguida, anunciou mais um Projeto de Lei, que autoriza a publicidade em órgãos públicos para empresas que realizarem benfeitorias no local e estabelece diretrizes para sua implantação. De acordo com o parlamentar, que narrou uma experiência pessoal onde foi até uma das UPAs do município que estava com sérios problemas de infraestrutura, limpeza e organização, o projeto poderia fazer com que empresas privadas auxiliassem nessas demandas: “É uma forma de suprir as deficiências do município”.

Miltinho Sardin (PSD) sugeriu a implantação de gradis e alambrados em viadutos e alambrados da cidade, com o objetivo de evitar acidentes. Em seguida, relatou que requisitou à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento a instalação de uma feira noturna no Jardim Prudência, mas não obteve resposta. O parlamentar expressou sua insatisfação diante do fato e pediu mais cuidado no atendimento dos pedidos dos vereadores, mesmo que a resposta seja negativa. Miltinho também deu boas-vindas ao novo secretário municipal de Esportes, Leandro Ávila Rodrigues, e solicitou que ele se atente aos problemas na rede elétrica dos ginásios esportivos em Bauru. Por fim, o vereador agradeceu a Emdurb pelo trabalho de sinalização no Jardim Bela Vista e à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pela operação tapa-buraco e limpeza geral da região do Jardim Progresso.

Natalino da Pousada (PDT) apresentou o projeto de lei de sua autoria que começou a tramitar na Casa nesta semana. Ele cria o Programa “Bolsa Atleta Municipal”. O intuito é fornecer um apoio direto aos atletas e valorizar os talentos locais. O parlamentar também deu boas-vindas ao novo secretário municipal de Esporte e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues, e se colocou à disposição para ajudá-lo. Ele ainda expôs suas preocupação com o rumo da saúde em Bauru, enfatizando, principalmente, a demora para atendimento da população. Natalino pediu maior diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo e defendeu a importância da atuação da Comissão Interpartidária, que preside na Casa de Leis. Por fim, anunciou que está iniciando um trabalho com lideranças e moradores de Bauru para manter a limpeza pública.

Pastor Bira (Podemos) agradeceu pelos atendimentos de Roger Barude e desejou que o mesmo tenha uma boa atuação na Secretária de Cultura. Também cumprimentou o novo Secretário de Esportes, Leandro Ávila Rodrigues, e salientou a importância do fomento a outras modalidades, e não somente ao futebol, contribuindo com a característica da cidade que Bira chamou de ‘terra formadora de atletas’. O parlamentar anunciou com entusiasmo a publicação da Lei 7938/25, de sua autoria, que cria o Programa Municipal de Apoio para as Mães e Responsáveis de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Bauru. Por último, convidou a todos para participarem da Audiência Pública que será realizada no dia 11/07, para debater a segurança no município.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego