Carregando agora
×

Sindicato dos Policiais Penais do Sistema Penitenciário Paulista é homenageado pelo vereador Sandro Bussola

Na manhã desta quinta-feira (15/05), o vereador Sandro Bussola (MDB) entregou a Moção de Aplauso nº 61/2025. Ela homenageia o Sindcop (Sindicato dos Policiais Penais do Sistema Penitenciário Paulista) por contribuir com a segurança pública e prestar serviços relevantes à classe dos servidores penitenciários do Estado de São Paulo.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 14 de abril deste ano e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 22 do mesmo mês.

A cerimônia foi presidida pelo vereador André Maldonado (PP) e a entrega da honraria coube ao vereador Sandro Bussola, que realizou a leitura da moção.

Acompanhado de membros da diretoria do Sindcop, o presidente da instituição, Gilson Pimentel Barreto, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal e destacou que o sindicato se preocupa com a categoria que representa, mas também com os munícipes de Bauru.

“É o sindicato que confronta o Estado quando algo errado está acontecendo com os funcionários e a estrutura interna (das penitenciárias), permitindo que a população esteja mais protegida”, completou Eduardo Blasques Martins, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindcop.

José Marques, advogado do sindicato, também esteve no Plenário “Benedito Moreira Pinto” e fez questão de pontuar a relevância social da entidade: “O movimento sindical no Brasil é parte da sociedade, um dos esteios que sustenta e conserva os direitos dos trabalhadores”, mencionou.

A história do Sindcop

Originalmente, o Sindcop foi fundado em Bauru no dia 15 de fevereiro de 1990 com o nome de Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista. Desde então, ele desempenha um papel crucial na defesa dos direitos dos servidores penitenciários, sendo uma voz forte e atuante na busca por melhorias nas condições de trabalho da categoria.

A luta pelo reconhecimento constitucional da carreira de polícia penal também marca a história do sindicato, que trabalhou ativamente para sua inclusão no artigo 144 da Constituição Federal como parte dos responsáveis pela manutenção da segurança pública.

Outro marco histórico alcançado em 2025 foi a mudança de nome para Sindicato dos Policiais Penais do Sistema Penitenciário Paulista, simbolizando a vitória perante o reconhecimento constitucional da carreira.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego