Carregando agora
×

Vereador Junior Lokadora (Podemos) reconhece trabalho do Projeto Impakto

Na tarde desta quinta-feira (06/11), o vereador Junior Lokadora (Podemos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 136/2025 ao Projeto Impakto pela transformação social através do esporte.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis em 14 de julho de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 21 de julho.

O vereador Márcio Teixeira (PL) presidiu a cerimônia, que contou também com a presença do vereador Zezinho do Gás (Podemos). Já a entrega da Moção coube ao seu proponente, que destacou a importância dos projetos sociais na vida de jovens e adolescentes que residem em regiões periféricas: “Eu sei a diferença que vocês fazem na vida das crianças”, frisou.

O parlamentar também enfatizou que o projeto representa uma ferramenta importante de transformação social em Bauru. Nesse sentido, também elogiou os projetos sociais que são voltados para a área esportiva e incentivam a prática de diferentes esportes, como futebol, jiu-jitsu, voleibol, artes marciais, entre outros.

Ciente da participação de mais de 80 alunos dos bairros Vila São Paulo, Pousada da Esperança, Jardim Ivone e Gasparini, Lokadora destacou que os professores voluntários têm papel fundamental na cultura da comunidade: “E fazem por amor, sem pedir nada em troca”, pontuou.

Após a exibição de um vídeo institucional, o Coordenador do Impakto, Fernando Augusto, esclareceu que, sem o apoio das famílias, da igreja e dos alunos, nada seria possível e declarou que a iniciativa, que possui pouco mais de um ano, tem tudo para crescer ainda mais: “Ajudam a formar cidadãos mais fortes e resilientes. É o futuro das crianças”, disse.

Entre os professores e apoiadores presentes, o pastor Eliú Ferreira realizou a fala final. Em seu discurso, defendeu o alcance e potencial do projeto e agradeceu a todos os voluntários pela energia e tempo oferecidos às crianças: “Sempre vale a pena investir”, finalizou.

Sobre o Projeto Impakto

Fundado em maio de 2024, o Projeto lmpakto nasceu do sonho e do comprometimento de três idealizadores – Fernando Rocha, Glaucia Rodrigues e Rafael Ellaro – que uniram forças para oferecer algo que vai além do ensino técnico do jiu-jítsu: um espaço de acolhimento, transformação e construção de valores para a vida.

Com aulas gratuitas de artes marciais, o projeto atende atualmente cerca de 80 alunos, entre crianças, jovens e adultos, moradores dos bairros Vila São Paulo, Pousada da Esperança, Jardim Ivone e Gasparini. O trabalho desenvolvido nessas comunidades é mais do que uma atividade física, pois se torna um instrumento de inclusão social, disciplina e formação cidadã.

Em junho de 2024, o Projeto lmpakto viveu um marco importante, em que alguns de seus alunos participaram do primeiro campeonato de suas vidas. A conquista esportiva, por si só, já é motivo de orgulho. Mas, para os envolvidos, o verdadeiro valor esteve na superação individual, na autoconfiança construída e no sentimento de pertencimento a algo maior.

Um dos grandes desafios enfrentados pela equipe é a captação de recursos para manter e melhorar a estrutura das atividades, com o objetivo de oferecer treinos cada vez mais qualificados e um ambiente mais seguro e acolhedor. A superação desse desafio só é possível graças ao apoio inestimável de professores e instrutores voluntários, como Vanessa Filrreti, Edson Ferreira, André Mattiuzzo e Dirceu Junior, que doam seu tempo e conhecimento por acreditarem na força transformadora do esporte.

O lmpakto não se resume a uma iniciativa esportiva, pois é um projeto social com o propósito claro de fazer a diferença na vida de seus alunos e gerar impacto real na comunidade. Por meio da disciplina, do respeito, da auto superação e do espírito de coletividade, o projeto forma não apenas atletas, mas cidadãos mais conscientes e fortalecidos diante dos desafios da vida.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego