Carregando agora
×

Guiga é homenageado com Moção de Aplauso do vereador Pastor Bira (Podemos)

Na manhã desta quinta-feira (13/11), o vereador Pastor Bira (Podemos) entregou a Moção de Aplauso nº 188/2025 a Guilherme Liberal Emina, o Guiga, em reconhecimento à sua trajetória de destaque no vôlei brasileiro, dedicação ao esporte e inspiração a atletas e torcedores.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 1º de setembro e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 8 de setembro.

O vereador Dário Dudário (PSD) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença dos parlamentares Cabo Helinho (PL), Julio Cesar (PP) e Márcio Teixeira (PL). Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção.

Bira disse estar honrado e feliz por conceder a homenagem ao atleta, exaltando a história construída por ele na cidade de Bauru, com profissionalismo, dedicação e amor ao esporte.

Acompanhado por colegas de time e familiares, Guiga citou as dificuldades que enfrentou ao longo da carreira e como as lições aprendidas o fortaleceram: “Meu propósito no esporte é servir e ser exemplo dentro e fora da quadra”, disse.

Emocionado, o ponteiro do Sesi Bauru também fez questão de lembrar a importância dos pais, da esposa Cintia Kobayashi Emina, dos amigos e colegas de time em sua história do esporte.

Representando os companheiros, Thiery e Éder exaltaram a parceria de Guiga e seu compromisso com o time e o vôlei. Ponto também destacado pela esposa do atleta: “Minha admiração é porque você nunca deixou de batalhar e sempre está em busca da evolução”, afirmou Cintia.

Biografia de Guiga

Nascido em São Paulo, em 10 de julho de 1994, Guilherme Liberal Emina, o Guiga, despontou muito jovem para o vôlei: aos 13 anos, o filho do casal Marco Antônio Emina e Sandra Regiane Pessoa Liberal Emina já integrava as categorias de base do Sesi-SP.

Ao longo dos anos, ele defendeu clubes brasileiros como Santo André, Climed/Atibaia, Apan/Blumenau e Vôlei ltapetininga, além da experiência internacional de ter jogado no Catar, defendendo o AI-Gharafa Sports Club. Atualmente, é atleta do Sesi Bauru.

Atuando como ponteiro, com 1,92m de altura, Guiga tem sua carreira marcada por grandes conquistas: foi campeão da Superliga (2023/2024); vice-campeão da Supercopa (2024/2025); vice-campeão do Campeonato Paulista (2022); campeão da Copa Bicentenário de Vôlei Masculino – Exército Brasileiro (2022); vice-campeão da Superliga B; campeão do Campeonato Brasileiro de Seleções (2011, 2012, 2013 e 2014); campeão do Campeonato Estadual (2009, 2012, 2014); e vice-campeão do Campeonato Estadual (2010, 2011).

Como integrante da equipe bauruense, Guiga é reconhecido como o “coração do time”. Sua presença é essencial não só dentro da quadra, mas também para o espírito coletivo do time. Referência para os mais jovens, o atleta é carinhosamente chamado de “pai dos meninos” dentro do grupo – um verdadeiro mentor que acolhe seus colegas com bom humor e sabedoria.

Em 2019, diante de um período instável em sua carreira, chegou a cogitar abandonar o vôlei profissional e se ofereceu para jogar de graça apenas para se manter ativo. Foi o apoio incondicional de sua esposa, Cintia Kobayashi Emina, também ex-jogadora da modalidade, que devolveu a confiança necessária para sua jornada continuar. Aliás, é com Cintia que Guiga também compartilha sua maior conquista: a filha, Ayla Kobayashi Emina.

Por isso, além das habilidades atléticas, Guiga constrói dia a dia um legado humano, com sua trajetória marcada por superação, companheirismo, responsabilidade e dedicação, qualidades que são motivos de orgulho a sua família, aos torcedores do Sesi Bauru e a todos os fãs do atleta.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego