André Maldonado (PP) homenageia Espaço Wallon e seu fundador, Luan Henrique de Jesus da Costa
Na tarde desta quinta-feira (13/11), o vereador André Maldonado (PP) entregou a Moção de Aplauso nº 203/2025 ao Espaço Wallon, em nome de seu fundador, Luan Henrique de Jesus da Costa, pela educação, inclusão e atendimento especializado de pessoas neurodivergentes no município de Bauru.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 15 de setembro e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 22 do mesmo mês.
O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença dos vereadores Márcio Teixeira (PL) e Neto Ranieri (União Brasil). Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção, que destacou o importante trabalho desenvolvido na instituição por todos os envolvidos: “É digno de muitos aplausos”, pontuou.
O idealizador do espaço, Luan Henrique de Jesus da Costa, também proferiu algumas palavras. Ele agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da luta por uma educação inclusiva e acolhedora para todos.
Após a exibição de um vídeo institucional, com diversos depoimentos que destacaram a diferença que o trabalho de Luan trouxe à vida das pessoas, em especial pais de crianças atípicas, o vereador André Maldonado complementou reforçando o quanto valoriza quem demonstra carinho e amor pelo próximo e colocou seu gabinete à disposição para auxiliar o Espaço Wallon: “Esta também é a nossa bandeira. Conte com o nosso apoio”, disse.
Para finalizar, Maldonado ressaltou que Luan dedicou sua vida à causa autista e teve os comentários positivos acompanhados por diversos dos amigos, familiares e colegas de Luan. Estes definiram o pedagogo como uma pessoa incrível e que faz a diferença na vida das pessoas, transformando a pauta como lema para a vida: “Faz um trabalho que é muitas vezes invisibilizado e sofre preconceitos. Começou como meu professor e se tornou meu amigo”, ponderou uma das mães presentes: “Essa homenagem é a prova que fazemos coisas incríveis juntos”, finalizou o homenageado.
Sobre o Espaço Wallon
O Senhor Luan Henrique de Jesus da Costa é pedagogo formado pela IESB/UNIESP, bem como psicopedagogo e pós-graduado em Análise do Comportamento. Autista nível I de suporte, com altas habilidades, é idealizador e coordenador da clínica Espaço Wallon. Atua também como professor de Atendimento Educacional Especializado na Escola Waldorf Flor de Lótus, em Bauru.
Nascido e criado no Núcleo Residencial Presidente Geisel, possui formação complementar em Materiais Pedagógicos Estruturados para Crianças Autistas e já exerceu as funções de professor e coordenador da Escola Especial do Autista de Bauru, onde implementou o Programa de Ensino Estruturado TEACCH®, voltado à escolarização de crianças no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Espaço Wallon nasceu da sensível e atenta observação de seu idealizador sobre os limites encontrados tanto no ambiente escolar especial quanto no regular. Embora cada um desses contextos possuísse estruturas bem planejadas, ambos apresentavam restrições quando se tratava de oferecer um suporte verdadeiramente integral – que extrapolasse os muros escolares e alcançasse o cotidiano, a família e o desenvolvimento humano em sua totalidade.
Dessa inquietação, surgiu a proposta de criar algo mais flexível que uma escola e mais acolhedor que uma clínica tradicional. Um espaço que promovesse, como a escola especial, o ensino de habilidades de vida prática, mas que fosse além da escolarização; e que trouxesse, da área da saúde, o suporte terapêutico necessário, porém, com uma abordagem mais humana, afetiva e próxima – sem o distanciamento comum das clínicas convencionais.
Assim, no dia 15 de outubro de 2017 – data escolhida simbolicamente por ser o Dia dos Professores – nasceu oficialmente o Espaço Wallon. Mais do que uma instituição, trata-se de uma ideia viva de inclusão, afeto e intervenção significativa, pioneira na transformação da forma como a cidade de Bauru compreende o cuidado e a educação de pessoas neurodivergentes.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


