CEI que apura denúncias de desvios de bens inservíveis e sucatas da Emdurb faz sua primeira diligência em depósitos da autarquia
Na manhã desta terça-feira (23/12), a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura denúncias de desvios de bens inservíveis e sucatas pertencentes à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) realizou sua primeira diligência.
Passando por depósitos da autarquia onde tais materiais são armazenados, o objetivo era verificar in loco como eles são mantidos, qual o período em que ficam estocados até a venda ou descarte e como funciona o processo de comercialização e destinação deles.
Estiveram presentes o presidente da CEI, Marcelo Afonso (PSD), e os vereadores-membros Arnaldinho Ribeiro (Avante), Édson Miguel (Republicanos), Estela Almagro (PT), Júlio César (PP) e Márcio Teixeira (PL), além do vereador Cabo Helinho (PL). Quem recebeu e acompanhou o grupo foi a presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, ao lado de diversos outros servidores da área.
Locais vistoriados
Os membros da CEI passaram por três localidades: um depósito na própria sede da Emdurb, que estocava bens inservíveis e sucatas menores; a Diretoria de Limpeza Pública da autarquia, onde estava o que restou das telhas (ainda não comercializadas) do Terminal Rodoviário após o vendaval de 22 de setembro; e a fábrica de placas e pintura (JAUV), localizada no Distrito Industrial III, responsável pelas placas de trânsito e que também concentrava parte da sucata gerenciada pela empresa. É a Diretoria Administrativa e Financeira da Emdurb que responde pelos inservíveis.
Além de fiscalizar o armazenamento dos materiais, durante a diligência os vereadores fizeram questionamentos – muitos deles já encaminhados ao Poder Público na última reunião da Comissão – por exemplo, sobre o monitoramento das câmeras de segurança, a relação do patrimônio atual armazenado em cada localidade, a quantidade de cada tipo de material e, principalmente, o processo que foi efetuado para a destinação dos bens inservíveis e sucatas decorrentes do vendaval de setembro.
Próximos passos
A segunda reunião da Comissão Especial de Inquérito está agendada para o dia 5 de janeiro de 2026 (segunda-feira), às 9h, no Plenário da Casa de Leis. Na ocasião, deve ocorrer a oitiva da presidente da Emdurb, Gislaine Magrini.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


