Carregando agora
×

Beto Móveis (Republicanos) reconhece dedicação à capoeira e à cultura afro-brasileira de Eduardo Gomes, o “Mestre Pimenta”

Na manhã desta quinta-feira (15/01), o vereador Beto Móveis (Republicanos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 216/2025 a Eduardo Crystian de Meira Gomes, o Mestre Pimenta, por sua trajetória e dedicação à capoeira e à cultura afro-brasileira, bem como pelo relevante trabalho social.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 29 de setembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 6 de outubro.

O vereador Márcio Teixeira (PL) presidiu a cerimônia, enquanto a entrega da honraria coube ao proponente da moção, que leu a biografia do homenageado, destacando pontos importantes de sua trajetória na capoeira e como mestre capoeirista.

Na sequência, Mestre Pimenta agradeceu a Moção de Aplauso, que serve como incentivo para outras pessoas fazerem trabalhos semelhantes. Ele também falou dos desafios de atingir positivamente as crianças com quem trabalha: “é difícil, mas a vitória é grande”, ressaltou, reconhecendo ainda pessoas que fizeram diferença em sua vida.

Sobre o homenageado

Eduardo Crystian de Meira Gomes, conhecido e respeitado como Mestre Pimenta, nasceu em Bauru no dia 12 de fevereiro de 1987. Desde criança, sua vida foi marcada pelo contato com a capoeira e a cultura afro-brasileira, iniciando sua trajetória em 1992 sob a orientação do Mestre Baianinho.

Em 1996, ingressou no projeto social PET – Núcleo Beija-Flor, onde conheceu o Mestre Daniel (Gato Negro) do Grupo Vencedora da Arte, que lhe deu o apelido “Pimenta”. Foi ali que seus primeiros passos na capoeira começaram a transformar não apenas sua vida, mas a de muitas pessoas ao seu redor.

Formado Contra-Mestre em 2008, Mestre Pimenta retornou ao projeto PET em 2005 para atuar como professor, disseminando os ensinamentos que recebeu. Levou a capoeira para diversos bairros e comunidades através dos projetos sociais Acaê Alfa e Acaê Beta, focando sempre no resgate social, disciplina e valorização cultural. Em 2015, iniciou uma nova fase ao lado do Mestre Juninho na Academia de Capoeira Filhos da Cultura Afro-Brasileira, onde, em 2018, foi consagrado Mestre de Capoeira, um título que representa seu compromisso e responsabilidade com a arte.

Naquele mesmo ano especial, sua filha Ana Júlia também recebeu sua primeira graduação na capoeira, iniciando uma nova geração. Mestre Pimenta expandiu sua atuação como educador em escolas estaduais e associações comunitárias como a Assomary, promovendo inclusão, empoderamento e transformação social através da capoeira.

Em 2019, levou seu trabalho para Santa Catarina, atuando nas cidades de ltapema, Balneário Camboriú e Porto Belo. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, retornou a Bauru e continuou firme ministrando aulas na Associação de Moradores do Jardim Araruna.

Além de mestre, é pai, professor, educador social e profissional da área de segurança em grandes eventos. Sua trajetória é um exemplo vivo de entrega, superação e valorização da cultura capoeirista, inspirando gerações e fortalecendo a identidade e o desenvolvimento social das comunidades onde atua.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego