WhatsApp
Entrar no Grupo
Vagas de emprego
WhatsApp
Entrar no Grupo
Trocas e Vendas em Bauru
Irmã Fabiana Bergamin é a mais nova ‘Cidadã Bauruense’ - Bauru Empregos - Vagas em Bauru - SP
Carregando agora
×

Irmã Fabiana Bergamin é a mais nova ‘Cidadã Bauruense’

A Professora Doutora Irmã Fabiana Bergamin recebeu, na noite desta quinta-feira (28/9), o Título de “Cidadã Bauruense”. A honraria foi oferecida pelo vereador Beto Móveis (Cidadania) via Decreto Legislativo n.º 2132, de 3 de agosto de 2023, aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, no dia 2 de agosto deste ano.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Serginho Brum (PDT) e secretariada pelo vereador Pastor Bira (Podemos).

Além do autor da homenagem, Beto Móveis (Cidadania), os parlamentares Guilherme Berriel (MDB) e Pastor Edson Miguel (Republicanos) também prestigiaram a Sessão Solene, que contou ainda com a participação da prefeita Suéllen Rosim (PSD); da presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fuss) de Bauru, Lúcia Rosim; do comandante do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), Coronel PM Marcos de Paula Barreto; do representante do comando do 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPM-I), Tenente PM Fábio de Lima Félix; da Superiora do Colégio São José, Irmã Jucélia Melo; da Superiora do Colégio São Francisco, Irmã Conceição da Costa; da Superiora do Unisagrado, Irmã Teresinha Teixeira; da Irmã Grazielle Rigotti da Silva, Pró-Reitora Administrativa do Unisagrado, além de familiares e amigos.

A entrega da placa foi realizada pelo vereador Beto Móveis (Cidadania).

O vereador Serginho Brum (PDT) usou a palavra durante a presidência da Sessão Solene para destacar a importância do trabalho desempenhado pela Irmã Fabiana desde que chegou ao município. Ainda apontou que o título de Cidadão Bauruense “é uma das homenagens mais especiais que uma Câmara pode dar a alguém que não seja da cidade”. Durante a sua fala, o parlamentar pontuou a necessidade das pessoas boas serem exaltadas. Entre as características da irmã Fabiana, Serginho enfatizou o seu modo de lidar com cada pessoa, além do seu amor e cuidado com os menos favorecidos.

Em seguida, José Augusto Magalhães fez a leitura de uma carta de Madre Mirim Cunha Sobrinha, Superiora-Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus à Irmã Fabiana Bergamin. Na carta, a autora expressa a sua alegria e gratidão, sentimentos comuns a todas as pessoas envolvidas com o reconhecimento concedido à irmã Fabiana. Além disso, considera o título como uma honra e um reconhecimento pelos valores e pelo trabalho desenvolvido por Fabiana em Bauru. A autora também destaca o impacto positivo do seu trabalho, comparando-o ao plantio de sementes que geram bons frutos no solo bauruense. “Suplicamos ao Sagrado Coração de Jesus que continue iluminando seus passos e sendo a razão de sua vida e missão”, concluiu.

A Professora Doutora Irmã Fabiana Bergamin agradeceu a presença de todos, e destacou a importância da gratidão e reconhecimento do papel de todas as pessoas em sua jornada. A homenageada mencionou o seu sentimento de pertencimento à cidade e como se apaixonou por Bauru ao longo do tempo. Para a irmã, a sua missão na cidade envolve a atuação na área da educação, desde o ensino básico até o superior. Durante seu discurso, falou acerca da responsabilidade de nutrir mentes e corações, instigar a curiosidade, a criatividade e o amor pelo aprendizado, além de construir pontes entre gerações, culturas e nações.

Logo após, Irmã Fabiana mencionou a sua participação no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que tem como compromisso investir na formação humana, espiritual e acadêmica de seus membros. De acordo com ela, o Instituto completa 130 anos de fundação no próximo ano e completou 100 anos de presença em Bauru em 2022.

Para ela, Bauru é um município acolhedor, que abriu as portas para a instituição, permitindo a realização de diversas ações e projetos em conjunto, estendendo também a sua gratidão à Diocese de Bauru. Fabiana destacou ainda que as apóstolas exercem diversas atividades em suas vidas religiosas e agradeceu a todas as pessoas que compartilham da missão e contribuem para a continuidade do carisma e das obras do Instituto. Ao final, agradeceu a amizade, a convivência diária e os aprendizados que teve com todas as pessoas que trabalham, trabalharam ou compartilham da missão com ela.

Ao final, a Irmã Grazielle Rigotti da Silva e Sandra de Olivera, da Unisagrado entregaram, cada uma, um buquês de flores à Irmã Fabiana Bergamin.

História

Irmã Fabiana Bergamin nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP), iniciou sua trajetória religiosa aos 15 anos no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fazendo seus primeiros votos aos 20 anos. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Toledo, fez especialização em Gestão Educacional na Universidade Estadual Paulista e mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente, está cursando pós-graduação em Gestão de Projetos na Universidade Paulista (USP Ribeirão Preto).

Em 2011, participou ativamente da criação da Sagrado – Rede de Educação, uma rede de educação católica com princípios humanistas e cristãos, sendo sua primeira Diretora Executiva. Também atuou como Diretora Pedagógica do Colégio São Francisco de Assis de 2009 a 2013, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária de 2019 a 2020, e atualmente é Vice-Reitora no Unisagrado.

Sua paixão pela educação de qualidade a levou a impulsionar projetos sociais e parcerias com o Poder Público em Bauru, buscando transformação social e o bem comum. Além disso, ela se dedicou à formação de professores e ao aprimoramento do ensino-aprendizagem.

Irmã Fabiana contribuiu significativamente para a formação acadêmica, espiritual, moral, ética e humana de alunos e colaboradores, inspirando novas gerações a seguir o legado de Madre Clélia de tornar o Coração de Jesus cada vez mais conhecido e amado. Ela está ciente do desafio de continuar a missão das Unidades Educacionais de Bauru, que incluem o Colégio São José com 98 anos, o Unisagrado com 70 anos e o Colégio São Francisco com 65 anos.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Grupo de Vagas de Emprego

Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!

Entrar no Grupo

Grupo de Trocas e Vendas

Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!

Entrar no Grupo

Vagas de Emprego