Pedro Romualdo é o mais novo ‘Cidadão Bauruense’
O repórter fotográfico Pedro Romualdo de Oliveira recebeu, na noite desta sexta-feira (25/8), o Título de “Cidadão Bauruense”. A honraria foi oferecida pelo vereador Marcelo Afonso (Patriota) via Decreto Legislativo n.º 2036, de 26 de outubro de 2021, aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, no dia 25 de outubro de 2021.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Junior Lokadora (PP) e secretariada pelo vereador Miltinho Sardin (PTB).
Além do autor da homenagem, Marcelo Afonso (Patriota), os parlamentares Estela Almagro (PT), Guilherme Berriel (MDB) e Pastor Edson Miguel (Republicanos) também prestigiaram a Sessão Solene, que contou ainda com a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), Paulo José Aiello; da presidente do Sindicato dos Jornalistas de Bauru, Camila Fernandes; do ex-vereador da Câmara de Bauru, José Carlos de Souza Pereira (Batata); do ex-deputado estadual e ex-vereador de Bauru, Pedro Tobias, e dos ex-vereadores Antonio Carlos Garms e Carlos Roberto Ladeira. A esposa do homenageado, Maria Luiza Gilioti de Oliveira, os seus filhos Jaline e Gabriel, os seus netos Davi, Filipe e Manuela, além de familiares e amigos, acompanharam a solenidade no Plenário da Casa de Leis.
A entrega da placa foi realizada pelo vereador Marcelo Afonso (Patriota). Uma flor também foi entregue para a esposa do homenageado, Maria Luiza Gilioti de Oliveira, pelas mãos de Elisângela Afonso, esposa do parlamentar Marcelo Afonso.
O vereador Marcelo Afonso agradeceu a presença de todos e relembrou a trajetória política de seu pai, o ex-vereador Salvador Adelino Afonso (in memoriam), e a relação próxima que teve com Pedro Romualdo no Poder Legislativo. Marcelo destacou a importância histórica de Pedro Romualdo na cidade, sendo considerado “um arquivo vivo e uma lenda viva”. “Você está fazendo 27 anos aqui na Câmara. Para mim, é um momento histórico estar te homenageando e reconhecendo essa sua história tão bonita”, destacou o autor da homenagem. O parlamentar também parabenizou a Câmara Municipal de Bauru, pelos 25 anos de história, e mencionou o trabalho dos servidores Miguel Filho e Rubens de Souza.
Em seu discurso, Pedro Romualdo de Oliveira agradeceu a presença de sua família, amigos e autoridades, e destacou a importância do Poder Legislativo para o desenvolvimento da cidade. O homenageado ressaltou que a política é essencial para a democracia e mencionou a importância da participação ativa dos cidadãos no processo político. Pedro Romualdo também mencionou a história de Bauru e seu povo trabalhador, destacando a relevância da cidade e seu desejo de contribuir para o bem-estar da comunidade. Além disso, abordou a importância da política na luta pelos direitos civis, igualdade de gênero, liberdade de expressão e justiça social. Pedro Romualdo ressaltou que a política é fundamental na gestão da economia, distribuição de recursos e promoção do desenvolvimento sustentável. Ao final, o homenageado expressou gratidão pelos colegas de trabalho, autoridades municipais e todas as pessoas que contribuíram para a honra recebida. “É uma grande honra ser acolhido oficialmente como cidadão desta cidade que tanto amo”, agradeceu Pedro Romualdo.
História
Pedro Romualdo de Oliveira nasceu em Novo Horizonte (SP), em 31 de janeiro de 1956. Filho de lsaltina Alves de Oliveira. Casado com Maria Luiza Gilioti de Oliveira. Pai de 2 filhos: Jaline e Gabriel. Avô de três netos: Davi, Filipe e Manuela. Mudou-se para Bauru em 1973 com o objetivo de cursar Eletrônica na Fundação Educacional de Bauru.
Em 1974, foi estudar Publicidade no Colégio Liceu Noroeste. Daí, nasceu uma amizade com o professor da disciplina Publicidade, o jornalista Luiz Carlos Cordeiro. Cordeiro, que era da redação do famoso jornal Diário de Bauru, que o convidou para trabalhar no matutino, no qual ingressou neste mesmo ano exercendo a função de laboratorista e, após um ano, a profissão de repórter fotográfico.
Como fotojornalista, cobriu muito o esporte bauruense, como jogos do Noroeste, do futebol amador, o basquete, polo aquático e vôlei. Também registrou inúmeros furos jornalísticos, como a visita ilustre do Beatle George Harrison na corrida de Fórmula 1, em 1979, sendo o Diário de Bauru o único jornal do interior do Brasil a publicar fotos do artista junto com os bicampeões, Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart.
Após deixar o jornal em 1981, foi trabalhar como fotógrafo na Companhia Energética de São Paulo (CESP), onde cobriu cotidianamente a inundação do reservatório da Usina de Avanhandava e outros trabalhos. Neste ano, como free lancer, junto com o jornalista Jair Aceituno, fotografou o famoso Festival de Águas Claras para a Agência Estado (Jornal o Estado e Jornal da Tarde), fato que repetiu nos festivais de 1983 e 1984.
Pedro Romualdo também participou ativamente da vida política bauruense desde 1980. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 e fundador do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1986, sendo seu presidente durante vários anos.
Em 1983, foi convidado para ser Assessor de Imprensa do então Prefeito Edison Bastos Gasparini onde continuou por seis anos trabalhando no gabinete do prefeito Tuga Angerami durante todo o mandato atuando em vários projetos para a cidade de Bauru.
Após esse período como funcionário público, Pedro também fez outros trabalhos free-lancer para jornais como a Folha, Estado de São Paulo e Jornal da Tarde.
Registrou inúmeras visitas de políticos em campanha, principalmente do atual Presidente Lula. Se formou em Design pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Câmpus Bauru em 1993.
Foi o primeiro colaborador da bauruense Revista Atenção, do seu amigo Luiz Carlos Cordeiro, cobrindo toda a área de fotografia, onde fez inúmeras capas da revista registrando principalmente o carnaval de rua e de clubes de Bauru.
Trabalhou no jornal Comércio do Jaú como ilustrador e organizador de anúncios entre 1995/1996. Em 1996, passou no concurso público de repórter fotográfico da Câmara Municipal de Bauru, onde permanece até hoje, registrando todos os momentos importantes da augusta Casa de Leis. Na Câmara, junto com Miguel Ângelo Vieira Filho, criou a TV Câmara e também foi quem desenhou o logotipo da emissora legislativa bauruense.
Entre 2009 e 2010, foi Secretário da Cultura de Bauru, onde organizou e criou vários eventos culturais, como Projeto Por do Sol, Bem-vindos a Bauru, Grupo Municipal de Dança, Biblioteca Verde, Saberteca, entre outros. Também conquistou 10 Pontos de Cultura e restabeleceu a volta do carnaval ao Sambódromo depois de 9 anos.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo