Chiara Ranieri entrega Moção de Aplauso a Elias Batista
Nesta segunda-feira (12/6), a vereadora Chiara Ranieri (União Brasil) entregou uma Moção de Aplauso a Elias Batista pelos 67 anos de trabalho e por sua história e trajetória como ourives em Bauru.
A parlamentar deu entrada na Moção n.º 16/2023 no dia 23 de fevereiro deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 27 do mesmo mês.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Junior Lokadora (PP), Coronel Meira (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Guilherme Berriel (MDB), Pastor Bira (Podemos), Mané Losila (MDB), Serginho Brum (PDT), Miltinho Sardin (PTB), Marcelo Afonso (Patriota), Estela Almagro (PT), Julio Vesar (PP) e Markinho Souza (Fed. PSDB/ Cidadania).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, os familiares, amigos e funcionários da empresa do homenageado, Oficina das Joias.
A vereadora Chiara Ranieri (União Brasil), no ato da entrega da homenagem, destacou a trajetória de Elias não só como ourives, mas como cidadão bauruense. “Me sinto muito honrada em fazer essa homenagem”, destacou a parlamentar. “Sêo Elias tem uma trajetória linda em nossa cidade – não só profissional, mas também como cidadão”, completou.
O ourives Elias Batista agradeceu a homenagem. “Agradeço a Deus por essa oportunidade de receber essa honra dos vereadores, principalmente da Chiara Ranieri. Muito obrigado a vocês, que Deus abençoe”, finalizou, emocionado.
Em seguida, sua filha, Elaine Carina Batista Corrales, também agradeceu e destacou os 67 anos de dedicação do seu pai à mesma profissão. “Quero agradecer a oportunidade de ver meu pai receber essa homenagem – mais de 60 anos que ele se dedica ao mesmo ofício. Ele passou por tantos obstáculos, mas que só fortaleceram ainda mais a paixão dele pelo trabalho”, reforçou a filha.
História
Como sempre costumava fazer, Elias Batista, na época com apenas oito anos, saía dos estudos no Colégio Rodrigues de Abreu e levava o almoço para a irmã, Luzia, que trabalhava no setor de montagem de uma fábrica de joias localizada nas proximidades das Ruas Aviador Gomes Ribeiro e Quintino Bocaiúva, em Bauru. Além de levar uma refeição caseira para a irmã, Elias se encantava ao olhar as peças montadas no local.
Um dia, veio o convite do dono da fábrica: “Você não quer trabalhar conosco?”. Começava a bela história do ourives Elias Batista, prestes a completar 67 anos de carreira nesta profissão que exige paciência, conhecimento, técnica e muita, muita dedicação.
E se iniciou cedo neste trabalho, o talento de Elias para a profissão também logo despontou. Aos 13 anos, ele já fazia de tudo, desde a produção de joias (especialmente alianças e anéis) até o conserto dos relógios mais complicados.
Depois de trabalhar muito em vários pontos comerciais da cidade, Elias abriu sua própria oficina em 1970, na Vila Falcão, a Relojoaria Eduardo (nome de seu filho), na qual confeccionava peças, fazia consertos e prestava serviços a lojas do ramo na cidade, além de vender joias e relógios. Rapidamente, seu trabalho tornou-se ainda mais conhecido no bairro, na cidade e na região. Ele transformou a arte de criar e consertar peças delicadas e de valor sentimental inestimável no ganha-pão para sua família e também em uma maneira de eternizar-se na vida de cada cliente.
Nem mesmo a violência de um roubo, no qual acabou baleado, foi capaz de afastá-lo do maçarico, dos alicates e das limas: com o apoio incondicional da família, encontrou serenidade e forças para retomar as atividades.
Em 1998, mudou-se para a região central da cidade, na quadra 3 da rua Virgílio Malta, onde está até hoje. Foi acompanhado pelos clientes dos tempos da Vila Falcão que, ainda hoje, passam pelo local para fazer um pedido especial ou mesmo para dizer um “oi”. Elias, além de um grande ourives, também gosta de um bom papo. Dessa forma, conquistou o carinho dos novos vizinhos e clientes.
Mais: ganhou a companhia da filha, Elaine Carina Batista Corrales, que há 14 anos decidiu se juntar ao pai nesse ramo. Assim, o espaço cresceu e, muro a muro com a oficina de Elias, Elaine deu vida à loja Oficina das Joias, empresa 100% bauruense e que se tornou referência na confecção de joias em ouro e prata, semijoias diversas, manutenção das peças e conserto de relógios. E “dar vida” não é apenas uma expressão: Elaine é o coração do agora negócio da família, cuidando da organização, do dia a dia da loja e, principalmente, do carinho destinado a cada pessoa que chega ao local.
E Elaine não veio sozinha: trouxe o marido, Paulo José Carrero Corrales, o Paulinho, que se tornou o “melhor aprendiz” de Elias. Paulinho é o responsável pelo conserto dos relógios (incluindo os famosos e complicados relógios modelo carrilhão, alguns até centenários), entre outras atividades, para orgulho do sogro e, agora, mestre.
Com as marcas do ofício pelas mãos, Elias se orgulha muito do que construiu. E, assim, segue fazendo o seu melhor: entregar emoção para as pessoas a cada peça que cria em sua oficina, ao lado do seu rádio e da família que tanto ama.
Colaborou: Thiago Roque/Assessoria Chiara Ranieri
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo