Esquadrão da Vida recebe Moção de Aplauso
Nesta segunda-feira (12/9), o vereador Mané Losila (MDB) homenageou o Esquadrão da Vida pelos 50 anos de atendimento no município de Bauru.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 56/2022 no dia 27 de junho deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 4 de julho.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Guilherme Berriel (MDB), e acompanhada pelos vereadores Serginho Brum (PDT), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Pastor Bira (Podemos), Miltinho Sardin (PTB), Chiara Ranieri (União Brasil), Coronel Meira (União Brasil), José Roberto Segalla (União Brasil), Marcelo Afonso (Patriota), Estela Almagro (PT), Beto Móveis (Cidadania) e Junior Lokadora (PP).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o presidente do Esquadrão da Vida, Marco Antonio Mady Coelho, e membros da entidade.
O vereador Mané Losila, no ato de entrega da Moção, parabenizou a entidade e pontuou ser uma alegria muito grande brindar os 50 anos de trabalho dedicados à comunidade. “Uma entidade respeitada, muito séria e que entrega à sociedade um trabalho diferenciado e que beneficia muitas pessoas”, destacou.
Edmundo Muniz, diretor e fundador da entidade, agradeceu a homenagem e pontuou que o Esquadrão da Vida se desenvolveu em meio à omissão do Estado no atendimento de dependentes químicos. “Se nós conseguimos chegar a meio século, é porque diversas pessoas se ombrearam a nós no enfrentamento dessa problemática”, destacou. Edmundo Muniz ainda relembrou a utilização de manicômios judiciais, que apenas pioravam a situação, há 50 anos, e apontou que o Esquadrão surgiu nesse momento como uma alternativa no tratamento. Concluiu comunicando sobre o livro que narra relatos a respeito da organização.
História
A Equipe Cristo Verdade que Liberta – Esquadrão da Vida é uma organização da sociedade civil, jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, constituída em 26 de junho de 1972, que tem por finalidade estatutária atender adolescentes, jovens e adultos para acolhimento institucional; serviço de atenção em regime residencial; promoção da reinserção familiar e social do dependente de substâncias psicoativas; grupos de apoio a dependentes de substâncias psicoativas e familiares; qualificação profissional; inserção no mercado de trabalho; enfrentamento da pobreza e na assistência à família; promoção de cursos de formação, treinamento e aperfeiçoamento; atividades de preservação da natureza e do meio ambiente; atividades de pesquisa e prevenção ao uso indevido de drogas.
Desde 1972, a organização mantém uma Comunidade Terapêutica Rural, localizada na Estrada Municipal Bauru-Santelmo, km 10, onde estão acolhidos 40 jovens e adultos do sexo masculino, dependentes de substâncias psicoativas, em situação de risco e vulnerabilidade social, encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD).
Desde 2012, a organização passou a oferecer o Serviço de Acolhimento Institucional em Casa de Passagem, acolhendo em média 30 pessoas em situação de rua, por um período médio de três meses, em atendimento à demanda encaminhada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).
Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 e as medidas impostas para isolamento social, evidenciaram-se ainda mais os problemas como aumento do consumo de substâncias psicoativas e o crescimento desordenado da população em situação de rua, ratificando a fundamental importância do atendimento dessas pessoas pela organização, que apesar de seus limites, tem contado com apoios e com a providência de Deus.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


