Estela Almagro entrega Moção de Aplauso ao CVV de Bauru
Nesta sexta-feira (9/9), a vereadora Estela Almagro (PT), ao final da Audiência Pública, prestou homenagem ao Centro de Valorização da Vida pelos relevantes trabalhos prestados no curso de atuação de seus 40 anos no município de Bauru.
A parlamentar deu entrada na Moção n.º 90/2022 no dia 29 de agosto deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, na 31ª Sessão Ordinária de 2022, realizada na última segunda-feira, dia 5 de setembro.
A entrega da homenagem foi conduzida pela parlamentar e acompanhada pelo vereador Pastor Edson Miguel (Republicanos).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, os membros do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru, os mantenedores do Grupo Amigos em Prontidão (GAP), Luiz Antonio Silveira Ramos, José Carlos dos Santos, Wellington Coelho de Aquino e Milton Francisco Puga.
A vereadora Estela Almagro, no ato de entrega da Moção, destacou ser um tema de grande importância. “Que a gente possa utilizar esse momento para reflexão, não só para parabenizar”, enfatizou ao lembrar a fala do vereador José Roberto Segalla (União Brasil) sobre a necessidade de políticas públicas na esperança de que um dia o CVV não seja mais preciso. “Enquanto precisar, vamos reconhecer, aplaudir, incentivar e valorizar o trabalho que vocês fazem”, concluiu.
Wellington Coelho de Aquino, representando o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru e o Grupo Amigos em Prontidão (GAP), agradeceu e aproveitou para convidar a população para que se voluntarie em apoio à causa do CVV.
Exposição de motivos
Viver é arte de experienciar os mais diversos relacionamentos, sendo estes representados pelo convívio com os familiares, meio social, acadêmico e comunitário, dinâmica que proporciona aos indivíduos relacionar-se com diversas personalidades.
A sociedade moderna tem exigido dos relacionamentos comportamentos que extrapolam a sadia convivência, resultando em transtornos psíquicos que necessitam de acompanhamento profissional.
O agravo das doenças causadas pelo abalo emocional tem elevado o número de mortes em nosso país, provocando o debate na sociedade sobre os meios de prevenção ao suicídio.
Nesse contexto, a campanha Setembro Amarelo ganhou destaque pela proposta do Centro de Valorização da Vida (CW), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em associar a cor flavescente ao mês em que se celebra o dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Diversos voluntários e voluntárias integram a dinâmica de apoio emocional na prevenção contra o suicídio, tendo como destaque o Centro de Valorização da Vida (CW) que, de maneira sigilosa, atende pessoas que precisam de apoio através diálogo.
A experiência de um grupo de voluntários do Centro de Valorização da Vida encontra-se estampada na obra literária “CVV COMO VAI VOCÊ?”, o livro celebrou os 50 anos da entidade registrando a vivência de 17 pessoas que se dedicaram à causa de salvar vidas.
Fundado em 1962, o Centro de Valorização da Vida celebra em 2022 sessenta anos de auxílio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de maneira voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar.
Com salutar relevância destaca-se os trabalhos prestados pelo posto de atendimento do Centro de Valorização da Vida da cidade de Bauru que, no ano corrente, celebra o jubileu de quarenta anos de serviços prestados à comunidade.
CVV Bauru
O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi fundado em 1962 no Brasil e completa neste ano de 2022, 60 anos de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de maneira voluntária, sigilosa e gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar, por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia. O CVV é uma associação sem fins lucrativos, filantrópica e reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. Em Bauru, o Posto de Atendimento completa 40 anos de atuação no ano que vem.
Além dos atendimentos 24 horas por dia pelo Disque 188, o grupo também desenvolve atividades em bairros, escolas, empresas, órgãos públicos e Centros de Detenção Provisória e promove ações como o Dia do Abraço, Dia do Amigo e a Jornada do Setembro Amarelo, já que data do dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que devido a doenças multicausais, como o câncer, ou, até guerras e homicídios, sendo considerada uma das principais causas de morte em todo o mundo. Tal estatistica levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorarem a prevenção do suicídio e atendimento.
Um em cada dez brasileiros com mais de 18 anos já recebeu diagnóstico de depressão, segundo o Plano Nacional de Saúde divulgado em 2020.
Serviço
O CVV Bauru funciona 24 horas por dia pelo número 188. Os voluntários do Centro são treinados para lidar com situações de sofrimento psicológico e pregam a necessidade de buscar ajuda profissional.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo