Banda Sinfônica Municipal de Bauru recebe Moção de Aplauso
Nesta segunda-feira (27/6), o vereador Guilherme Berriel (MDB) entregou uma Moção de Aplauso à Banda Sinfônica Municipal de Bauru pelos seus 20 anos de fundação.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 30/2022 no dia 18 de abril deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 25 do mesmo mês.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Chiara Ranieri (União Brasil), Beto Móveis (Cidadania), Marcelo Afonso (Patriota), Pastor Bira (Podemos), Coronel Meira (União Brasil), Julio Cesar (PP), Miltinho Sardin (PTB), José Roberto Segalla (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Mané Losila (MDB), Serginho Brum (PDT), Eduardo Borgo (PMB), Junior Lokadora (PP) e Estela Almagro (PT).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, a secretária de Cultura, Tatiana Sá; o diretor de departamento de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Paulo Eduardo Campos; a madrinha da Banda Sinfônica, maestrina Sonia Berriel; os agentes culturais da pasta municipal, Beto Marçal e Cristina Minae Shirosaki, e os alunos e representantes da Secretaria de Cultura e da Banda Sinfônica Municipal de Bauru.
O vereador Guilherme Berriel (MDB), no ato de entrega da Moção, enalteceu a banda. “Que alegria para mim poder fazer essa homenagem. A Banda Sinfônica é a Bauru que deu certo. Que orgulho para a cidade ter uma banda sinfônica de primeiro mundo”, declarou o parlamentar.
O regente titular da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, Devanildo Balmant, agradeceu aos vereadores pela Moção. “Eu só posso agradecer por todo apoio e acolhida”, disse o músico.
História
A Banda Sinfônica Municipal de Bauru, mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, completa 20 anos de criação em 2022. Instituída pela Lei Municipal nº 4861, de 2 de julho de 2002, a corporação tornou-se uma referência musical para a cidade e região.
É formada por 50 jovens músicos, com idades entre 11 e 25 anos, que se dividem entre os naipes de percussão, metais e madeira. Entre os instrumentos que a compõem, os principais são os de sopro, como saxofones, clarinetes, flautas, oboés, trompetes, trombones e trompas, mas também conta com as cordas do contrabaixo. Os alunos recebem uma bolsa mensal como ajuda de custo e cumprem uma agenda diária de estudos práticos e de teoria musical, além de uma rotina de ensaios e apresentações públicas.
Ao longo desses 20 anos, a Banda Sinfônica Municipal de Bauru já participou de mais de mil apresentações públicas. Uma das mais importantes, que abriu a temporada de concertos de 2022, ocorreu no dia 27 março, na programação “Concertos Matinais” da Sala São Paulo, uma das principais casas de concerto do Brasil. Todos os anos, a Banda cumpre uma agenda de concertos que inclui grandes eventos locais, como a comemoração do aniversário da cidade e o Natal.
O repertório inclui desde peças eruditas e populares do século XIX, passando por clássicos da música popular brasileira e internacional. O público já pôde conferir arranjos para compositores de renome, como Miguel ngelo Ruiz, Adylson Godoy e Edmundo Villani-Côrtes. A corporação também recebeu o maestro João Carlos Martins para um bate-papo.
Em 2013, a Banda lançou um CD em comemoração aos 10 anos de corporação. O álbum foi distribuído nas escolas municipais e integra o kit de souvenirs entregue a autoridades que passam por Bauru. Nesses 20 anos de atuação, a Banda Sinfônica já recebeu centenas de jovens em sua formação. Cerca de 30% dos alunos tornaram-se músicos profissionais.
Desde 2018, o também músico e ex-líder de naipe da Banda Sinfônica, Devanildo Balmant, assumiu a função de regente. Ele foi professor e monitor de sopros da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru de 2004 a 2017. Tem formação superior em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração, formação em Trompete Erudito pelo Conservatório de Tatuí e é, também, regente e professor do Projeto Guri – Polo Bauru.
A Banda Sinfônica Municipal está alocada junto à Orquestra Sinfônica Municipal em um imóvel alugado na Rua Saint Martin, nº 15-41. Durante os 10 primeiros anos de atividade, o Automóvel Clube de Bauru foi a sede da Banda e da Orquestra. De abril de 2017 a novembro de 2020, a Estação Ferroviária abrigou as corporações musicais e, em dezembro de 2020, ambas foram transferidas para o prédio atual.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


