Carregando agora
×

Com 20 anos de atuação em Bauru, SAMU recebe moção de aplauso

Na manhã desta quinta-feira (24/07), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso nº 8/2025 ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bauru pelos serviços prestados ao longo dos 20 anos de atuação no atendimento aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 27 de janeiro deste ano e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada no dia 10 de fevereiro.

O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia e a entrega da homenagem coube à proponente da moção.

Estela destacou que a população bauruense e o Poder Legislativo reconhecem a importância do serviço prestado pelas equipes do SAMU local e se declarou orgulhosa por ser a proponente da homenagem concedida nesta quinta-feira.

Márcio Cidade Gomes, secretário municipal de Saúde, acompanhou a cerimônia e declarou: “É uma homenagem justíssima. No que cabe a mim, contem com o apoio da secretaria”.

Integrantes da equipe também se manifestaram para agradecer o reconhecimento, exaltar os profissionais que garantem a operação do serviço e os pioneiros que ajudaram a implantar o Samu em Bauru, incluindo o médico Carlos Augusto Cameschi, também presente no plenário da Casa.

SAMU

O serviço de saúde pública do nosso país ganhou novos contornos de acesso da população com o advento da Constituição Federal de 1988, que consagrou, no seu capítulo li, a tríade da seguridade social, previdência e a saúde como arcabouço de assistência aos cidadãos.

Instituído pela Lei Federal nº 8080/1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui a dinâmica de descentralização dos serviços, conjugando a gratuidade e universalidade, características que o torna o maior sistema público de saúde do mundo, reflexo de um histórico de lutas dos movimentos sociais e de saúde em favor da população.

Dedicado aos cuidados com os atendimentos da atenção primária, urgência e rede especializada, os serviços prestados pelo SUS materializam a contraprestação do Estado em favor dos usuários da rede de saúde, que confiaram seus impostos à gestão da saúde no nosso país.

Nesse contexto, destaca-se o trabalho realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), criado pelo Decreto Federal 5055/2004, no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo este parte integrante do Plano Nacional de Atenção às Urgências, criado pelo mesmo governo no ano anterior.

Principal componente de socorro pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), o SAMU tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS, trabalho que exige dos profissionais dedicação e formação contínua para o atendimento à nossa população.

Atualmente, a estrutura do SAMU compõe-se por equipes da área administrativa responsável pela manutenção e suporte da base, bem como equipes de atendimento formadas pela regulação médica, com os técnicos e médicos reguladores, o suporte avançado com técnico condutor, enfermeiro e médico que fazem os atendimentos nas Unidades de Suporte Avançado (USA) e as equipes de suporte básico, composta por técnico condutor e técnico de enfermagem, distribuídas nas unidades de saúde.

Pioneira na habilitação junto ao Ministério da Saúde para o ressarcimento do uso do medicamento trombolítico Tenecteplase, o SAMU de Bauru desenvolveu uma linha de cuidado aos pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, atendidos pelas unidades móveis de suportes avançados, medida que eleva a qualificação dos atendimentos prestados pelo nosso município.

Idealizador do projeto “SAMU Noel”, os servidores e servidoras do serviço de urgência buscam humanizar os atendimentos aos usuários, levando esperança e alegria às crianças em tratamento hospitalar ou domiciliar, ação social criada em 2005 e que perpetua na história do serviço de saúde de Bauru.

Salvar vidas, essa é a missão do SAMU, que diariamente percorre as vias públicas de nossa cidade lutando contra o relógio para dar a assistência médica aos pacientes que socorrem ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego