‘CEI da Fersb’ ouve ex-diretores de urgência da Secretaria de Saúde de Bauru
Na manhã desta sexta-feira (17/9), a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que visa analisar toda a relação jurídica entre a Prefeitura Municipal de Bauru e a Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb), desde a sua fundação até a presente data, promoveu a oitava reunião de trabalho e a sexta rodada de oitivas.
O colegiado é presidido pelo vereador Pastor Bira (Podemos) e tem Estela Almagro (PT) como relatora. Outros parlamentares membros são Coronel Meira (PSL), Chiara Ranieri (DEM) e Junior Lokadora (PP).
Também esteve presente acompanhando os trabalhos o vereador Luiz Carlos Bastazini (PTB).
Durante a manhã, os membros do colegiado ouviram os depoimentos dos ex-diretores do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (Duupa) da Secretaria Municipal de Saúde.
O relatório final deve ser apresentado no dia 15 de outubro, cumprindo o prazo 60 dias de trabalho desde a instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI).
DEPOIMENTOS
Paulo Pepulim Bastos
O ex-diretor do departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (Duupa) da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Pepulim Bastos, foi a primeiro a ser ouvido pelo colegiado. Por videoconferência, o ex-diretor do Duupa falou que esteve a frente do departamento no período de março de 2020 a dezembro de 2020, na gestão do ex-secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique Antônio, do governo do ex-prefeito Gazzetta (2017 a 2020).
Quanto às escolhas dos prestadores de serviços, disse que todos os profissionais médicos têm certificados de padrões internacionais de atendimento de urgência e emergência. Dentre os atendimentos de urgência, foram citados a reanimação por parada cardiorrespiratória, assistência ao infarto agudo do miocárdio e ao acidente vascular encefálico, e atendimento de vítimas de traumas.
O ex-diretor explicou que o processo de concursos públicos não é simples para a fundação devido ao tempo necessário e à necessidade rápida de profissionais.
Questionado sobre o meio de comunicação entre os gestores das unidades e os médicos, quanto ao aviso de faltas, Bastos argumentou que, devido à urgência de comunicação, os avisos eram feitos por WhatsApp e também por ligação, sem um canal formal de comunicação.
Rafael Arruda Alves
Em ambiente virtual, o ex-diretor do Duupa, Rafael Arruda Alves, que comandou o departamento no período de janeiro de 2017 a março de 2020, na gestão do ex-secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin, que comandou a pasta durante a gestão do ex-prefeito Gazzetta (2017 a 2020). Rafael acumulou a função do Duupa juntamente com o cargo de diretor de divisão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), no período de janeiro de 2017 a junho de 2018.
O ex-diretor abordou os plantões dos profissionais da saúde nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs). Pontuou que, em sua gestão, acompanhou presencialmente os trabalhos, o que facilitou a conferência das informações durante os encontros de contas.
Também disse que as horas que não foram cumpridas pelos profissionais foram repostas com horas extras de trabalho, respeitando a jornada de trabalho para que o atendimento tivesse qualidade. E, aquelas que não puderam ser repostas, foram descontadas no pagamento.
Próximas oitivas
Na próxima quinta-feira (23/9), a partir das 9h, o colegiado convocou para prestar depoimento o diretor administrativo-financeiro da Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb), Ede Carlos Camargo. Às 10h, o diretor de atenção à saúde da Fersb, João Paulo Issa, foi convocado para o encontro. Em seguida, às 11h, será ouvido o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Russignoli Bugalho.
No período da tarde, a partir das 14h, foi convidada para prestar depoimento a prefeita municipal de Bauru (gestão 2021-2024), Suéllen Rosim. Por último, a partir das 16h, o ex-prefeito municipal de Bauru (gestão 2017-2020), Clodoaldo Armando Gazzetta, presta depoimento como convidado para a nona reunião ordinária e a sétima rodada de oitivas.
Ao vivo
Os trabalhos da comissão no Plenário são transmitidos ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal da Casa de Leis.
Programação de oitivas da ‘CEI da Fersb’
23 de setembro
9h – Ede Carlos Camargo, diretor administrativo-financeiro da Fersb (convocado)
10h – João Paulo Issa, diretor atenção à saúde da Fersb (convocado)
11h – Gustavo Russignoli Bugalho, secretário municipal de Negócios Jurídicos (convocado)
14h – Suéllen Rosim, prefeita municipal de Bauru (gestão 2021-2024) (convidada)
16h – Clodoaldo Armando Gazzetta, ex-prefeito municipal de Bauru (gestão 2017-2020) (convidado)
1º de outubro
9h – Bárbara Torrecilha Spiri, chefe da seção de Contas Hospitalares da secretaria de Saúde (convocada)
10h – Sueli Alves de Lima, diretora de departamento de Planejamento, Avaliação e Controle (Dpac) da secretaria de Saúde (convocada)
14h – Orlando Costa Dias, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde (convocado)
15h – Alana Trabulsi Burgo, diretora do Duupa da secretaria de Saúde (convocada)
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo