Carregando agora
×

Vereador Neto Ranieri (União Brasil) entrega homenagem à Transfesa

Na manhã desta quinta-feira (13/11), o vereador Neto Ranieri (União Brasil) entregou a Moção de Aplauso nº 257/2025 à empresa Transfesa S.A. por seus 40 anos de fundação e de referência no setor ferroviário para todo Brasil.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 29 de outubro e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 3 de novembro.

A vereadora Estela Almagro (PT) presidiu a cerimônia. Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção, que destacou a história da empresa e seu empenho para viabilizar a retomada das atividades na Malha Oeste.

O engenheiro Luiz Antônio Sola, fundador da Transfesa, se pronunciou na sequência. Ele agradeceu à Câmara Municipal pelo reconhecimento e exaltou o papel desempenhado pelas equipes que coordena. “Sozinho eu não teria feito nada”, afirmou.

Sola também também destacou ações sociais que fazem parte do cotidiano da Transfesa, como a restauração da Praça Itália, localizada no Centro da cidade.

A Transfesa S.A.

Após a criação do programa do Governo Federal para privatização das estatais, visando preservar a melhor competência administrativa, técnica e também de mão de obra, em 1995, o engenheiro Luiz Antônio Sola fundou a Transfesa S.A. junto de aproximadamente 900 acionistas, exclusivamente ferroviários das antigas Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, então Superintendência Regional de Bauru, e da Rede Ferroviária Federal S.A.

A empresa atua na manutenção, locação e fabricação de locomotivas e vagões, prezando pelo mais alto padrão de qualidade e performance. Iniciou suas atividades na cidade de São Paulo e assumiu, em 2011, a Oficina Ferroviária de Bauru, abandonada em 2010 pela América Latina Logística (ALL).

Em 2015, trabalhou junto à concessionária da Malha Oeste, a Rumo Logística, e conseguiram o retorno da gerência, central de estoque (MRO) e manutenção das locomotivas e vagões para a oficina bauruense, recuperando em torno de 200 postos de trabalho diretos e indiretos no segmento para o município.

A partir de 2017, ainda em parceria com a Rumo Logística, a Transfesa S.A. passou a trabalhar incansavelmente na divulgação internacional da Malha Oeste, focando na retomada das atividades da ferrovia, a qual deu origem a Bauru e a outros municípios, buscando desenvolvimento econômico regional e suas raízes.

A empresa ainda colaborou e continua parceira do município de Bauru, onde há décadas disponibilizou gratuitamente parte de suas instalações do complexo ferroviário, as quais já receberam as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Assistência Social. Atualmente, atende a Secretaria Municipal de Saúde e, além disso, tem atuado na revitalização de espaços públicos como a Praça Itália e a Praça dos Ferroviários.

A empresa segue o seu trabalho, restaurando e mantendo o parque das oficinas mecânicas de Bauru, e, até os dias de hoje, realiza a manutenção do segmento ferroviário de norte a sul do país, executando reconstruções e montagens de locomotivas para todo o Brasil.

Tornou-se um expoente no mercado nacional de ferrovias, mantendo oportunidades de emprego no setor, mesmo diante das dificuldades impostas com a paralisação total e abandono da Malha Oeste. Contudo, continua batalhando firme e com a convicção de que a ferrovia bauruense voltará aos trilhos e, com ela, impulsionará o desenvolvimento local e regional.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego