Carregando agora
×

Vereador Pastor Bira (Podemos) exalta trabalho voluntário do Projeto “Heróis para Heróis”

Na tarde desta quinta-feira (27/11), o vereador Pastor Bira (Podemos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 231/2025 ao Projeto “Heróis para Heróis” e a todos os seus voluntários envolvidos, pela dedicação, amor ao próximo e compromisso com a inclusão social e a dignidade humana.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 6 de outubro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 13 de outubro.

O vereador Miltinho Sardin (PSD) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença de José Roberto Segalla (União Brasil). Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção.

Pastor Bira afirmou que, além de alegrar, o projeto tem potencial para inspirar e motivar mais pessoas a abraçar o trabalho voluntário. Ele também destacou o propósito da moção: “É um carinho que a cidade entrega para vocês”, disse.

Integrantes do projeto compartilharam suas motivações para aderir à ação, que já atendeu mais de 3 mil crianças e adultos em Bauru e região.

Reinaldo Martins e Marisa Pires, fundadores do “Heróis para Heróis”, também aproveitaram para agradecer os voluntários (em sua maioria, amigos e familiares) que dão vida aos personagens. “O que move a gente são os sorrisos”, disse Reinaldo.

Sobre o Projeto “Heróis para Heróis”

O Projeto “Heróis para Heróis” nasceu de um sonho antigo de Reinaldo Cesar Dias Martins e, após ser abraçado por sua esposa, Marisa Cruz de Almeida Pires, ganhou nova vida com a chegada de seu filho, Theo, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Desde então, houve uma ressignificação de suas vidas e a iniciativa transformou-se em missão: demonstrar que o diagnóstico não é destino, mas um caminho de luta, inclusão, respeito e empatia, tornando visíveis as demandas de pessoas com deficiência (PCD), pacientes e seus familiares, crianças carentes e outros públicos atendidos.

O marco inicial aconteceu em 11 de outubro de 2021, quando Reinaldo e Marisa deram os primeiros passos para tornar realidade esse sonho que, mais tarde, ganharia forma.

No ano seguinte, em 09 de outubro de 2022, o projeto se expandiu e levou sete personagens em ação, fortalecendo ainda mais a ideia. Finalmente, em 07 de maio de 2023, foi realizada a primeira visita oficial em um hospital, já consolidado como projeto social, com nome, logotipo e identidade própria.

O projeto consiste em um grupo de voluntários que, caracterizados como heróis, princesas e outros personagens lúdicos, realizam visitas a hospitais, clínicas, escolas, lares assistenciais e demais ambientes, levando momentos de descontração e encantamento a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade emocional, social e de saúde, além de humanizar a rotina dos profissionais envolvidos nesses cuidados.

A missão do casal, hoje, além de proporcionar e lutar pelo melhor para Theo, é fazer a diferença na vida das pessoas – desses heróis que lutam diariamente pela inclusão, pelo respeito e, principalmente, pela vida – levando alegria por meio do universo mágico que super-heróis e princesas representam.

Ao longo de sua caminhada, o projeto reuniu voluntários de diversas áreas, sem distinção de crença, origem ou convicção político-partidária, todos movidos pela solidariedade, amor ao próximo e pelo propósito de transformar vidas por meio do lúdico.

Nestes três anos de existência, o projeto já impactou mais de 25 instituições de saúde e de assistência social de Bauru e região com diversas visitas, tais como ao Hospital Estadual, Hospital das Clínicas, Centrinho e o Hospital Amaral Carvalho.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego