Carregando agora
×

Reunião Pública traz transparência para melhorias realizadas nos estádios distritais e ginásios de esportes do município

Na tarde desta terça-feira (23/06), a Câmara de Bauru realizou uma Reunião Pública para discutir melhorias nos estádios distritais e nos ginásios de esportes do município. A iniciativa foi do vereador Marcelo Afonso (PSD), que, como presidente da Comissão de Esportes da Casa de Leis, tem feito vistorias e acompanhado reformas e revitalizações executadas nos locais.

“O objetivo é dar transparência ao trabalho que a Secretaria de Esportes tem feito. A cada três meses temos feito diligências nesses equipamentos esportivos do município e assim vamos contribuindo para entender as dificuldades e buscar recursos e cobrando para que a zeladoria esteja em dia e eles possam ser usados pela população”, afirmou o vereador na abertura da Audiência.

Dessa forma, ele exibiu vídeos que registraram as visitas da Comissão de Esportes nos estádios distritais bauruenses, sempre acompanhada do secretário municipal de Esportes e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues, que nas ocasiões prestava contas dos serviços executados.

Fiscalização por meio de vistorias e prestação de contas

Entre as melhorias já realizadas nos distritais, constam troca de grama; renovação de muros, arquibancadas e vestiários; nivelamento, irrigação e controle de pragas nos campos; contratação de servidores para zeladoria e segurança do local e processos de licitação e alvará.

Segundo o secretário de Esportes, os estádios distritais Toninho Guerreiro (Mary Dota), Luiz Edmundo Coube (Jardim Araruna) e Jose Spetic Filho (Vila Dutra) devem ser entregues com todas as benfeitorias programadas até agosto deste ano. A expectativa é que todos os nove estádios sejam liberados plenamente para competições e campeonatos até 2027.

A Comissão de Esportes também visitou ginásios municipais. No Ginásio de Esporte Darcy César Improta (Jardim Colonial) e no Centro Esportivo Raduan Trabulsi Filho (Vila Santa Luzia) estão previstas reformas nos vestiários, troca de piso nas quadras e melhorias nas goteiras e infiltrações. Já os ginásios Izaat Muhamed Saadhe (“Azulão”), Antônio Milagre Filho (“Milagrão”) e Guilherme Dal Colleto estão com necessidades mais urgentes: reforço na segurança devido a furtos, melhorias na pista de atletismo e investimentos na iluminação, respectivamente.

Ainda foram vistoriadas as obras no Ginásio Municipal de Vargem Limpa, que tem previsão de entrega para dezembro deste ano. A ideia é levar a Secretaria de Esportes para o novo ginásio, além de contemplar nele o maior número de modalidades esportivas possíveis.

Sugestões e mais demandas

Após o resumo da situação atual dos estádios distritais e ginásios de esporte visitados pela Comissão de Esportes, presentes na Reunião Pública puderam se manifestar. Muitos teceram elogios à gestão de Leandro Ávila, chamado de “Foguinho”, que intensificou as reformas e a execução de benfeitorias necessárias nos equipamentos esportivos ao longo do último ano em que está à frente da secretaria de Esportes.

Além disso, foram pontuadas diversas sugestões que poderiam ser aplicadas para aprimorar cada vez mais a infraestrutura e a utilização destes locais pela população.

Entre elas, a possibilidade do município vender áreas ociosas ao redor dos ginásios para angariar recursos para a área; atuar para criar uma maior proximidade dos cidadãos com os equipamentos esportivos; a necessidade de reter atletas bauruenses no próprio município; trabalhar cada vez mais com crianças e idosos por meio de projetos sociais; reforçar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo (PMDE); a possibilidade de contrapartidas de construtoras serem direcionadas à área; aproximar as pastas de Esportes e Serviços Urbanos para alinhar as ações prioritárias; trocar a grama por gramado sintético nos campos; olhar para o desenvolvimento de um Plano Municipal de Esporte, etc.

Quem esteve presente

Além do vereador Marcelo Afonso (PSD), que conduziu a Reunião Pública, estiveram presentes no encontro os vereadores Emerson Construtor (Podemos), José Roberto Segalla (União Brasil), Junior Lokadora (Podemos) e Márcio Teixeira (PL). Por sua vez, foram convocados e compareceram o secretário de Esportes e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues, e o secretário de Serviços Urbanos, Jurandir Posca. Representantes de entidades esportivas do município também acompanharam o debate.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego