Markinho Souza (MDB) reconhece o Lar Dom Bosco na Providência de Deus por seus 34 anos de história
O Lar Dom Bosco na Providência de Deus recebeu, nesta quinta-feira (25/06), a Moção de Aplauso n.º 29/2026 da Câmara Municipal de Bauru em celebração aos seus 34 anos da entidade e pelo relevante trabalho social desenvolvido desde 1992., marcado pela dedicação à recuperação de pessoas em situação de dependência química e pela inestimável contribuição à promoção da vida, da dignidade humana e do bem comum.
A homenagem, de autoria do vereador Markinho Souza (MDB), foi entregue em solenidade realizada no Plenário da Casa de Leis. Ao justificar a iniciativa, o parlamentar destacou que, mesmo localizada a 55 quilômetros de Bauru, a instituição faz um “excelente trabalho” junto a bauruenses.
O Lar Dom Bosco na Providência de Deus é uma entidade filantrópica de Pirajuí, região de Bauru, especializada em promover a recuperação e reinserção de adultos do sexo masculino, maiores de 18 anos, em situação de dependência química.
A comunidade terapêutica não tem convênios com a rede municipal de Saúde, mas pode ser acessada por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), do governo do Estado.
O vereador Markinho, porém, já apresentou ao vice-prefeito, Orlando Costa Dias, que considere a possibilidade de conveniar o Lar Dom Bosco para ampliar o atendimento a moradores de Bauru.
O presidente da Câmara também refletiu sobre a assistência às pessoas em situação de rua. Segundo o parlamentar, essa população passou a “compor a paisagem da cidade” e que isso não pode ser normalizado: “Qual é a cidade que nós queremos?”, indagou.
Assim, Markinho parabenizou a unidade pelo carinho no tratamento oferecido, já que os pacientes precisam ser acolhidos para evitar desistência do tratamento. Na sequência, os presentes assistiram a um vídeo que exibiu um pouco da história da entidade.
Os representantes do Lar Dom Bosco agradeceram pela homenagem. O primeiro a discursar foi o Frei Ezequiel, que contou que a instituição atende a 130 municípios e que “estará sempre de portas abertas para acolher qualquer um”. Frei Domingos, por sua vez, destacou a importância de “construir pontes” e levar amor àqueles que mais precisam
Representando o Narcóticos Anônimos de Bauru, Charles Belluco esteve presente na celebração e também parabenizou os agraciados pelo trabalho realizado: “Quem salva uma vida, salva o mundo todo”, disse.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Junior Lokadora (Podemos), e também foi prestigiada pelo vereador Márcio Teixeira (PL).
A proposição da Moção de Aplauso começou a tramitar na Casa de Leis no dia 19 de fevereiro de 2026 e foi aprovada pelo plenário, por unanimidade, na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 23 de fevereiro.
Confira a exposição de motivos do vereador para a homenagem:
“O Lar Dom Bosco na Providência de Deus é uma entidade filantrópica situada no município de Pirajuí, interior do Estado de São Paulo, que desenvolve, desde 1992, um trabalho de elevado interesse social voltado à recuperação e reinserção de adultos do sexo masculino, maiores de 18 anos, em situação de dependência química, celebrando em 2026 seus 34 anos de existência, dedicados ao serviço da vida, da dignidade humana e da solidariedade. A instituição é mantida pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, fundada em 1984 pelo Padre Nélio Joel Angeli Belotti, conhecido como Frei Francisco.
Atualmente, a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus mantém 86 obras espalhadas pelo território nacional e também em Porto Príncipe, capital do Haiti, atuando em diversas frentes nas áreas da saúde e assistência social, como hospitais gerais e especializados, comunidades terapêuticas, barcos-hospitais e outras iniciativas voltadas ao cuidado integral da pessoa humana. O Lar Dom Bosco na Providência de Deus integra esse conjunto de obras e partilha dos valores franciscanos de acolhimento, respeito e serviço à vida, contando com a atuação dos religiosos Frei Bento e Frei Domingos, que contribuem diretamente para a vivência espiritual e humanizada da instituição.
Ao longo de seus 34 anos de atuação, o Lar Dom Bosco tem oferecido atendimento humanizado e integral, sem qualquer ônus para os acolhidos, independentemente de classe social, credo político ou religioso. Os assistidos, em sua maioria, chegam à instituição com baixa autoestima, vínculos familiares fragilizados e ausência de perspectivas, encontrando no Lar Dom Bosco um espaço de reconstrução pessoal, fortalecimento emocional e resgate da cidadania, sob a coordenação de Renata Cardoso, responsável pela organização e acompanhamento das atividades institucionais.
A instituição dispõe de ampla e adequada estrutura física, instalada em área com características de chácara, contando com pomar, horta, campo de futebol, orquidário, jardins, salas para atividades esportivas e de leitura, além de espaços internos destinados ao atendimento social, psicológico e médico. Possui posto de enfermagem, capela, refeitório com capacidade para 80 pessoas, cozinha industrial, salas de convivência, sala de TV, lavanderia, anfiteatro, salas administrativas e cinco dormitórios coletivos, totalizando 70 leitos, assegurando condições dignas para o acolhimento e o tratamento.
O tratamento oferecido é norteado pelos critérios diagnósticos da CID1 O – Transtornos Mentais e Comportamentais Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas, sendo realizado por equipe técnica multidisciplinar, composta pela assistente social Juliana, pela enfermeira Jéssica e pelas psicólogas Roberta, Márcia, Manuela, Ynarai e Ana Cláudia, profissionais que atuam de forma integrada no cuidado, acompanhamento e desenvolvimento dos acolhidos.
O processo de acolhimento ocorre por meio da rede pública de saúde, com encaminhamentos realizados pelos municípios das áreas de abrangência do DRS VI – Bauru e do DRS IX – Marília, por intermédio do sistema CROSS, respeitando os critérios de elegibilidade para tratamento em comunidade terapêutica.
A atuação integrada da equipe técnica possibilita o desenvolvimento de propostas terapêuticas articuladas, que consideram o indivíduo em sua singularidade e promovem a convivência coletiva, o fortalecimento de vínculos sociais e a autonomia pessoal, reafirmando, ao longo desses 34 anos, o compromisso da instituição com a recuperação, a dignidade e a reinserção social dos acolhidos.”
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


