Markinho Souza entrega Moções de Aplauso ao CRECI-SP
Nesta quinta-feira (24/8), o vereador Markinho Souza (Fed. PSDB/Cidadania) entregou duas Moções de Aplauso. A Moção n.º 82/23 ao CRECI-SP, em comemoração à publicação da Lei n.º 4.116, de 27 de agosto de 1962, que completa 61 anos da primeira regulamentação da profissão de corretor de imóveis, foi apresentada pelo parlamentar no dia 17 de julho deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 24 do mesmo mês. Já a Moção n.º 46/23 ao CRECI, em comemoração aos 45 anos da regulamentação da profissão dos corretores de imóveis, deu entrada no dia 8 de maio deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 15 do mesmo mês.
A entrega das homenagens foi conduzida pelo vereador Miltinho Sardin (PTB) e acompanhada pelos parlamentares Guilherme Berriel (MDB), José Roberto Segalla (União Brasil), Eduardo Borgo (Novo) e Junior Lokadora (PP).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o membro do Conselho Fiscal do CRECI-SP, o ex-presidente do DAE Bauru, que comandou a autarquia de 2013 a 2016, Giasone Albuquerque Candia; o delegado regional de Bauru, Daniel Carvalho de Andrade; o subdelegado regional de Bauru, Carlos Eduardo Muniz Candia; a delegada de Bauru, Maria Geralda Ferreira Pavani; o subdelegado de Bauru, Marcelo Godoy Gebara, além da presença de diversos corretores de imóveis.
O vereador Markinho Souza, no ato da entrega da moção, falou da importância da profissão e destacou “que as pessoas possam estar credenciadas ao CRECI para desenvolver a sua profissão com tranquilidade e dentro de toda legalidade”.
O delegado regional de Bauru, Daniel Carvalho de Andrade, agradeceu a homenagem e ressaltou que totalizam 3.680 corretores na região. Ainda comentou sobre o que é ser um profissional da área. “Sentimos muito orgulho de sermos corretores de imóveis”, concluiu.
Sobre a Moção n.º 82/23
No dia 27 de agosto de 1962, foi sancionada a Lei 4.116, que regulamentou a profissão de corretor de imóveis, criando o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o país.
Em 2023, a profissão completa 61 anos e tem consolidado seu papel como fundamental na realização das transações imobiliárias.
É esse profissional que caminha ao lado do progresso das cidades, proporcionando às famílias a realização do sonho da casa própria.
E o CRECI-SP acompanha as conquistas desses profissionais, fiscalizando e disciplinando o exercício da atividade.
Ser corretor de imóveis é mais do que vender, assinar contratos e fazer negócios. É ser um realizador de desejos e fazer com que eles se tornem realidade. Homenagear alguém por seus feitos e conquistas individuais é mais comum do que homenagear alguém por seu trabalho em relação aos outros. Um corretor de imóveis dedica toda a sua vida a realizar os sonhos de outras pessoas, muitas vezes de famílias inteiras, transformando-os em realidade. Por ser um profissional necessário para a felicidade de todos, esta homenagem é justa e necessária.
Sobre a Moção n.º 46/23
Na data de 12 de maio de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.530/78, que deu uma nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis, passando a exigir o diploma de curso técnico em transações imobiliárias para a formação dos que viriam a ingressar na profissão.
Na ocasião, o ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, que havia participado do IX Congresso de Corretores de Imóveis, na capital paulista, em maio daquele ano, recebeu cerca de 1.500 profissionais do setor que apresentaram suas reivindicações e o reenquadramento dos corretores.
Após o início da vigência da Lei nº 6.530/78, os profissionais formados no curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) passaram a ser inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Além disso, os corretores de imóveis que comprovaram o desempenho de suas atividades desde a data anterior à nova legislação puderam regularizar a sua situação junto ao Conselho.
O Conselho do Estado de São Paulo, identificado como da 2ª Região, foi o pioneiro dentre os órgãos de fiscalização que atuam no país, embora a primeira regulamentação do profissional complete 61 anos.
Em comemoração aos 45 anos da regulamentação da profissão dos corretores de imóveis pelo CRECI, hoje presidido pelo Senhor José Augusto Viana Neto, parabenizamos os corretores da cidade de Bauru e região pela grande conquista e compartilhamos a alegria dessa data com a categoria.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo