’CEI dos Ataques Hackers’ tem a décima reunião nesta terça-feira
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) instituída na Câmara Municipal de Bauru para apurar ataques hackers contra vereadora e jornalista da Casa de Leis, conforme relatório da Comissão Temporária criada com os mesmos fins e autuada sob Processo Diverso n.º 222/2023 (Processo n.º 81/24), realiza a décima reunião ordinária do colegiado nesta terça-feira (3/9), a partir das 14h, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.
O colegiado é presidido pelo vereador José Roberto Segalla (União Brasil), tem Markinho Souza (MDB) como relator, e conta, ainda, com os parlamentares Pastor Edson Miguel (Republicanos), Marcelo Afonso (PSD) e Eduardo Borgo (Novo).
Última reunião
No dia 13 de agosto, foi realizada a nona reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Bauru para investigar ataques hackers contra uma vereadora e um jornalista.
Participaram os vereadores José Roberto Segalla (presidente), Markinho Souza (relator), Pastor Edson Miguel, Marcelo Afonso e Eduardo Borgo. Também estiveram presentes os vereadores Chiara Ranieri (União Brasil), Coronel Meira (Novo), Estela Almagro (PT), Guilherme Berriel (PSB) e Pastor Bira (Podemos), além do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 21ª Subsecção de Bauru, o advogado Marcos Rios da Silva.
Durante o encontro, o hacker Patrick César da Silva Brito foi ouvido novamente, prestando depoimento por videoconferência diretamente de Belgrado, na Sérvia. Ele estava acompanhado por seu advogado, Luciano Santoro.
Na fase final dos trabalhos, os vereadores buscavam, com o depoimento de Patrick, obter mais informações, especialmente documentos ou provas que sustentassem suas declarações e embasassem as ações da CEI em relação aos possíveis crimes político-administrativos em Bauru.
Embora tenha afirmado a intenção de “colaborar com a Comissão”, o hacker Patrick César da Silva Brito não trouxe fatos novos e se recusou a responder à maioria das perguntas, repetindo diversas vezes: “não posso falar sobre isso”.
Após cerca de duas horas de questionamentos, os membros da CEI dos Ataques Hackers debateram os próximos passos da investigação. O relator do colegiado, vereador Markinho Souza, propôs uma diligência na cidade de Araçatuba (SP) para acessar os dados bancários da conta que teria recebido os pagamentos pelos serviços de hackeamento.
Prazo final
A entrega do relatório final, cumprindo o prazo de 120 dias desde a instauração da CEI, deve ocorrer no dia 25 de setembro.
Ao Vivo
Os trabalhos da comissão no Plenário são transmitidos ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru